em ,

Engravidou e não sabe o que fazer na musculação? Personal gestante Roberta Gabriel orienta como treinar sem pegar pesado para o bebê

Ela ensina o passo-a-passo para um bom preparo corporal e mostra o que não deve ser feito

Em um mundo cada vez mais fitness, manter a boa forma com a saúde sempre em alta é essencial. Mas, ao engravidar, as mulheres sofrem muitas modificações no corpo, e a obsessão pela estética pode prejudicar tanto a mãe quanto o bebê que está chegando. O que fazer então com relação à academia, point de muitas mulheres da atualidade? A personal gestante Roberta Gabriel, que trabalha há anos no meio e acompanhou a gestação da jornalista Fernanda Gentil, explica que a musculação pode ser muito benéfica, se for adaptada para a condição corporal da grávida:

“Ao meu ver, a musculação é uma excelente opção para preparar a futura mamãe para os cuidados com o bebê. Porém, os objetivos da prática regular de musculação na gravidez mudam muito, já que várias máquinas para pernas se tornam desconfortáveis e perigosas, como, por exemplo, o leg inclinado e a mesa flexora.”

Ela afirma que nenhum cuidado é pouco para impedir uma diástase abdominal (rompimento do músculo reto abdominal), lesão que afeta a região pélvica e a coluna lombar. Para preservar essa área do corpo, exercícios que façam compressão, torção ou flexão da região abdominal devem ser evitados, como as máquinas de abdominais.

“Priorizar o fortalecimento dos braços é uma grande necessidade do pós-parto. A gestante pode manter pesos (halters) sempre ao seu alcance. Ela pode apoiar em um banco enquanto descansa, por exemplo. No caso de exercícios livres, devem ser executados sentada em um banco ou, preferencialmente, na bola de Pilates.”, pontua Roberta Gabriel.

Quais seriam os exercícios mais danosos para as grávidas? A personal gestante indica cinco exemplos do que não fazer na academia, e como substituí-los para a prática de uma musculação mais segura e confortável, tanto para as futuras mamães quanto para os bebês:

1) Leg inclinado 45º
Prefira: Leg. horizontal até a barriga limitar a entrada confortável no aparelho

1 - Leg inclinado 45º. Foto: Viviane Lopes
1 – Leg inclinado 45º. Foto: Viviane Lopes

2) Agachamento na máquina (Smith)
Prefira: Agachamento na bola

2 - Agachamento na máquina (Smith). Foto: Viviane Lopes
2 – Agachamento na máquina (Smith). Foto: Viviane Lopes

3) Mesa flexora
Prefira: Cadeira flexora ou flexão de joelhos com a caneleira em pé

3 - Mesa flexora. Foto: Viviane Lopes
3 – Mesa flexora. Foto: Viviane Lopes

4) Abdominal tradicional (flexão de tronco)
Prefira: Equilíbrio na bola

4 - Abdominal tradicional (flexão de tronco). Foto: Viviane Lopes
4 – Abdominal tradicional (flexão de tronco). Foto: Viviane Lopes

5) Remada fechada e/ou aberta na máquina
Prefira: Realizar com elástico

5 - Remada fechada e ou aberta na máquina. Foto: Viviane Lopes
5 – Remada fechada e ou aberta na máquina. Foto: Viviane Lopes

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Musa do Colorado do Brás quase mostra demais em ensaio

Ações sociais vão garantir respeito e inclusão durante o Carnaval