em de

Peças Automotivas: o que você precisa saber sobre elas?

Ilustração. Foto: Divulgação

Você entende de automóveis? Se sim, é provável que você saiba quais são as principais peças automotivas e as funções que cada uma delas desempenha, certo?

Entender (o mínimo que seja) de peças automotivas, reconhecer suas funções, saber quando as deve substituir por peças novas e quais os principais cuidados que elas demandam é muito importante, não apenas para os amantes dos carros, mas para todo proprietário de veículos. Isso porque, conhecendo o básico sobre tais peças, a segurança no trânsito aumenta consideravelmente.

PUBLICIDADE

Se você ainda se confunde um pouco nesse assunto, não se preocupe. Neste artigo, vou falar sobre as peças automotivas e tudo o que você precisa saber sobre elas. Vamos lá?

Quais são as dez principais peças automotivas?

– Amortecedor 

O amortecedor é uma das peças que constituem o sistema de suspensão do seu veículo, cuja função principal é a de garantir a estabilidade do carro. Por essa razão – e por estar diretamente relacionado à segurança do veículo – o amortecedor é uma das dez peças que listei neste artigo.

Como saber se há problemas no amortecedor? Pelo barulho que o próprio carro emite quando o sistema de suspensão não funciona como o esperado. A revisão periódica também cumpre o papel de identificar problemas nessa peça.

  • Câmbio

Seja ele manual ou automático (que tem ganhado a preferência entre novos condutores), o câmbio é uma peça de suma importância, já que permite a troca de marchas do veículo, essencial para que ele possa se locomover de acordo com as características da via, por exemplo.

  • Dispositivos de segurança

Os dispositivos de segurança, com destaque para o airbag e para o cinto de segurança, também merecem estar nesta lista. Ainda que não estejam relacionados ao desempenho do veículo, eles são fundamentais para aumentar a segurança de condutores e passageiros.

Tanto é assim, que o Artigo 65 do CTB determina a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança, enquanto o Artigo 167 estipula que trafegar sem usar esse dispositivo é uma infração de natureza grave (5 pontos na CNH).

Lembre-se também de comprar peças em locais confiáveis como o Autopecasstore.pt

“Art. 167. Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança, conforme previsto no art. 65:

Infração – grave;

Penalidade – multa;

Medida administrativa – retenção do veículo até colocação do cinto pelo infrator”.

  • Alternador

O alternador é uma das peças ligadas ao funcionamento do veículo. Na prática, é através do trabalho do alternador que a bateria do carro é ligada. Ou seja, o alternador é o que torna possível algumas funções, tais como: acender faróis, ligar o rádio e o ar condicionado. Ele influencia na parte elétrica do veículo, ligado por meio de uma correia conectada ao motor do veículo.

  • Bobina

O automóvel funciona através da queima de combustível, correto? É assim que ele se desloca, pelo menos no modelo atual em que a maioria dos carros utiliza combustível. E é a bobina a peça responsável por gerar uma corrente de alta tensão para a combustão de ar/combustível. Você sabia?

  • Bomba de combustível

Por falar em combustível, a bomba de combustível é uma das peças mais essenciais do veículo – mesmo que não se fale tanto nela quanto em outras, como o motor, por exemplo.

O que ela faz? Leva o combustível até o motor.

  • Faróis

Quando falei em equipamentos de segurança, destaquei que eles não estavam diretamente relacionados à performance do veículo, mas que são de suma importância. Com os faróis acontece algo similar.

Mesmo que não interfira no funcionamento mecânico do veículo, os faróis são peças essenciais. Na verdade, dirigir um veículo sem faróis ou com os faróis queimados caracteriza uma infração.

  • Direção

A direção do carro também precisa constar nessa lista, afinal, é ela que permite ao condutor controlar as rodas, realizando diferentes movimentos. Atualmente, a direção hidráulica é a mais comum, pois torna a direção mais leve.

A direção elétrica, por sua vez, é considerada, hoje em dia, o sistema tecnológico mais avançado disponível no mercado de veículos.

  • Radiador

O radiador auxilia na eficiência do motor. O que ele faz? Interfere nas trocas de calor entre ar/óleo e entre ar/água, mantendo o motor em uma temperatura equilibrada.

  • Freios

Eu não poderia terminar esta lista sem falar dos freios, não é mesmo? O sistema de freios está ligado à performance e à segurança. Através da transformação de energia cinética em energia térmica, eles conseguem frenar o veículo até que esteja completamente sem movimento.

O que diz o CTB sobre dirigir veículos em mau estado?

Em seu Artigo 230, o CTB estabelece a obrigatoriedade de se estar atento ao estado de conservação do veículo. Trafegar com veículos com problemas de conservação é uma infração considerada grave, como veremos abaixo:

“Conduzir o veículo:

(…) em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído, prevista no art. 104;

Infração – grave; 

Penalidade – multa;

Medida administrativa – retenção do veículo para regularização”. (Art. 230, XVIII)”. 

Todas as peças de que falei neste artigo desempenham uma ação importante para o funcionamento do veículo e para a sua segurança. A melhor forma de zelar por elas é não abrir mão de revisões periódicas com um mecânico de sua confiança, evitando ser multado e, principalmente, cuidando de sua segurança.  

Você foi multado e precisa recorrer? Fale com a equipe de especialistas do Doutor Multas e envie a Notificação que chegou até a sua casa. Nosso e-mail é: doutormultas@doutormultas.com.br

PUBLICIDADE

Publicidade

Teste grátis por 14 dias. Se você gostar, assine utilizando o cupom: LC3JQAWPE3XK74E e ganhe 20% de desconto durante 1 ano. Saiba mais em: Conheça o G Suite



Loading...

Gustavo

O conteúdo é de inteira responsabilidade do autor

PUBLICIDADE
Simone Rodrigues a Princesinha do Oscar pronta para o Beverly Hills

Simone Rodrigues a “Princesinha do Oscar “pronta para o Beverly Hills

Secretaria da Saúde do Estado reforça plantões em hospitais e amplia ações de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis no carnaval

Secretaria da Saúde da Bahia amplia ações de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis no carnaval