em

Retomada pós-pandemia: 4 passeios para fazer em Campinas

Aos finais de semana Campinas se mostra uma excelente opção para quem busca por passeios para toda a família

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Viajar. Essa é sem dúvidas uma das atividades mais planejadas por todos que estão aguardando pela retomada da vida normal no pós-pandemia. E para quem busca por um destino pouco óbvio, tranquilo e com boas opções de passeios, Campinas é uma ótima opção.

Normalmente associada a um cotidiano mais agitado, devido às sedes de várias empresas e indústrias que existem por lá, durante a semana Campinas é uma cidade com cara de capital. Aos fins de semana, no entanto, torna-se um excelente destino para quem deseja relaxar e aproveitar programas bem bacanas com toda a família.

Abaixo, listamos alguns dos principais atrativos para quem quer saber o que fazer em Campinas. Confira!

  1. Passeio de maria fumaça no trecho Campinas-Jaguariúna

Cenário de várias novelas de época, a maria fumaça e as estações da linha férrea estão em excelente estado de conservação e esse é um passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro!

O passeio começa na estação Anhumas, atrás do Shopping Galeria, e percorre 24 km da antiga Estrada Mogiana.

Antes de partir, os monitores da atração dão explicações sobre o funcionamento do trem. Já em movimento, o passeio começa passando por alguns condomínios residenciais, e fica mais interessante quando surgem as belíssimas fazendas de café. Nesse momento os monitores entram em cena novamente para contar histórias do final do século 19.

Chegando a estação Jaguary, a dica é aproveitar o Botequim da Estação ou passear pela feirinha de artesanato .

O passeio completo dura três horas e meia, e para quem preferir um passeio mais curto, há a opção de ir até o meio do caminho, na estação Tanquinho.

  1. Fazenda Tozan

Para os apaixonados por café, esse passeio é excelente! A visitação na fazenda Tozan, também conhecida como Monte d’Este, começa com uma degustação do café colhido no local. Em seguida, o grupo segue para conhecer o cafezal e todas as etapas de produção do café. Logo após, o passeio segue por um pequeno museu do café, pela antiga senzala da fazenda e por um mirante com vista para as cidades da região.

  1. Joaquim Egídio

No charmoso distrito de Joaquim Egídio há uma forte veia gastronômica. Para quem aprecia receitas brasileiras e prefere ambientes ao ar livre, dois locais conhecidos são o Vila Paraíso e o Estação Marupiara.

O local também chama a atenção de muitos turistas devido ao clima acolhedor, com construções históricas, ruas de paralelepípedo e um belo cenário de montanhas.

  1. Cambuí

Para quem gosta de passeios mais agitados, Cambuí é o lugar certo. Próximo ao centro, o bairro tem diversas opções de bares e restaurantes para todos os gostos, como os famosos Seo Rosa e o Boteco São Bento. Vale a pena conferir.

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias

Sair da versão mobile