Nessa nova análise, a Opensignal comparou a experiência de nossos usuários de smartphones com 5G nas 27 capitais do Brasil – a capital federal Brasília e 26 capitais estaduais. Embora nossos usuários em diferentes capitais contem com velocidades médias de download em 5G de mais de 250 Mbps, há diferenças substanciais entre as cidades, de até cerca de 150 Mbps. Também observamos grandes diferenças na velocidade de upload em 5G e na experiência com jogos em 5G nessas 27 capitais
Em julho de 2022, as operadoras brasileiras iniciaram suas implementações aceleradas de acesso autônomo (SA) em 5G, utilizando a banda de 3,5 GHz, nas capitais brasileiras. As implementações começaram na capital federal Brasília, com as operações nas capitais estaduais sendo aprovadas gradualmente pelo órgão regulador ANATEL entre julho e outubro de 2022.
Embora as operadoras do Brasil tenham lançado inicialmente serviços de 5G em 2020, elas tiveram de contar com a tecnologia de compartilhamento dinâmico de espectro (DSS), que utiliza o espectro 4G existente para conexões em 4G e 5G. Isso limitou a qualidade da experiência em 5G dos nossos usuários brasileiros e fez com que o mercado ficasse atrás dos líderes globais, conforme mostrado na nossa análise de junho de 2022. No entanto, as implementações do 5G na banda de 3,5 GHz oferecem a alta capacidade essencial para velocidades mais rápidas. Nossos usuários brasileiros perceberam uma diferença colossal na qualidade de sua experiência em 5G, logo após o lançamento da SA na banda de 3,5 GHz, com as métricas de 5G disparando, conforme nossa análise,comparando Brasília a outras capitais mundiais.
Analisando a velocidade de download em 5G em todas as 27 capitais brasileiras, vários meses depois que a ANATEL autorizou todas elas a implementar 5G na banda de 3,5 GHz, observamos velocidades médias impressionantes de download em 5G, superiores a 250 Mbps em todas as cidades. Porto Alegre, Teresina, Curitiba e Florianópolis são as cidades com maior velocidade de download em 5G no país, com pontuações de 391,4 a 408,9 Mbps.
A capital federal Brasília está logo atrás das maiores pontuações, com velocidades médias de download em 5G registradas em 388,4 Mbps – à frente de São Paulo e Campo Grande, estatisticamente empatadas. Em geral, nossos usuários em 21 das 27 capitais brasileiras contam com velocidades médias de download em 5G acima de 300 Mbps. Registramos a menor pontuação de velocidade de download 5G em Macapá – a capital do estado do Amapá – de 257,8 Mbps, 20 Mbps atrás de Manaus.
O impacto das velocidades 5G na experiência geral de velocidade de download dos nossos usuários depende muito do tempo que passam em uma conexão 5G ativa. As pontuações de disponibilidade em 5G nas capitais do Brasil variam de 5,8% em Aracaju a 14,8% no Rio de Janeiro.
Em relação à velocidade de upload em 5G, Belo Horizonte é a capital com a maior pontuação entre as 27 capitais brasileiras. Nossos usuários na capital do estado de Minas Gerais contam com velocidades médias de upload 5G de 39,1 Mbps – 3,6 a 6,2 Mbps à frente de Porto Alegre, São Paulo e Vitória, que estão empatadas em segundo lugar entre as capitais brasileiras.
Brasília vem logo em seguida, com uma pontuação de 32,7 Mbps. São Luís – a capital do estado do Maranhão – vem em último lugar com uma pontuação de 18,8 Mbps, com velocidades médias de upload 5G inferiores à metade do que nossos usuários em Belo Horizonte têm.
Analisamos como as velocidades 5G se comparam às redes 4G nas capitais brasileiras e destacamos as 10 principais capitais em termos de aumento das velocidades médias de download e upload em 5G comparado a 4G.
Nossos usuários em Recife, capital de Pernambuco, contam com um aumento impressionante nas velocidades médias de download de quase 18 vezes de 5G para 4G. Enquanto isso, Teresina, São Paulo e Fortaleza observam velocidades de download quase 16 vezes mais rápidas em 5G do que no 4G. Macapá registra o menor – mas ainda assim muito impressionante – aumento, de 10,2 vezes.
O aumento das velocidades médias de upload de 4G para 5G é substancialmente menor em comparação às velocidades de download. Nossos usuários em Belo Horizonte e Maceió contam com velocidades médias de upload 3,5 vezes mais rápidas quando usam 5G do que 4G. O menor aumento observado nas capitais brasileiras foi de 2,4 vezes, em Palmas.
Um dos principais recursos do SA é a latência aprimorada – a medida da capacidade de resposta da rede – que se baseia no uso de uma rede central 5G. A baixa latência é essencial para jogos móveis multijogadores, pois garante uma sensação de controle sobre o jogo e nenhum atraso perceptível para os jogadores.
Com isso em mente, a Opensignal analisou os resultados da experiência com jogos em 5G nas 27 capitais brasileiras. São Paulo vence na categoria com uma pontuação de 88,1 pontos em uma escala de 100 pontos. Os usuários dessa cidade – e seus pares em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba – contam com uma taxa de experiência com jogos móveis Excelente (85 ou mais). Isso significa que a grande maioria dos usuários considera essa experiência de rede aceitável e quase todos os entrevistados sentem que têm controle sobre o jogo e recebem feedback imediato sobre suas ações.
Os usuários em 12 capitais, incluindo Brasília, têm uma experiência com jogos em 5G classificada como Boa (75-85), enquanto os usuários em 10 cidades, como Razoável (65-75). Macapá aparece em último lugar, com 62,6 pontos, e está na categoria Ruim (40-65). Observamos diferenças substanciais entre as capitais brasileiras, com uma diferença de 25,5 pontos entre a pontuação mais alta e a mais baixa, em uma escala de 100 pontos.
Em termos de latência aprimorada com SA, que contribui para uma melhor experiência com jogos, Aracaju e Boa Vista são as capitais que registram o maior aumento na pontuação da experiência com jogos 5G, em comparação à experiência com jogos em 4G, de mais de 24%. Em seguida vêm Maceió, Rio Branco, Recife, São Luís e Salvador, com melhoria nas pontuações de jogos em 5G para 4G superiores a 20%.
As operadoras brasileiras continuarão as implementações de 5G em outros municípios
O avanço que o Brasil teve desde a nossa análise publicada em junho de 2022 é realmente impressionante, com as implementações de 5G na banda de 3,5 GHz catapultando a experiência com 5G para um novo patamar. Enquanto os usuários nas capitais brasileiras já contam com velocidades de download em 5G extremamente rápidas, a ANATEL continua a aprovar implementações de SA em 3,5 GHz em municípios menores, de forma contínua. No final de abril de 2023, o órgão regulador havia autorizado essas implantações em 964 cidades – que abrigam 62% da população do Brasil – com planos de dar o sinal verde a um total de 1.610 municípios até o final de junho de 2023. No entanto, as obrigações de cobertura para vários municípios autorizados não entram em vigor até 2025, de modo que a cobertura real depende das estratégias de implementação das próprias operadoras.
Fonte: Opensignal