em

5G da TIM chega a mais de 50% dos bairros de Salvador

Clientes que têm aparelhos compatíveis com o 5G não precisam trocar seu chip

A TIM ativa amanhã (16) a primeira rede 5G Standalone (SA) de Salvador, logo após liberação oficial da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O início da operação na capital baiana já conta com duas vezes mais antenas que o mínimo regulatório exigido pelas normas do Leilão 5G. A tecnologia estará disponível inicialmente em 77 bairros, entre eles: Brotas, Pituba, Rio Vermelho, Stiep, Parque Bela Vista, Armação, Barra, Caminho das Árvores, Costa Azul, Federação, Engenho Velho da Federação, Jardim Placaford, Matatu, Nazaré, Santa Teresa, Patamares, São Marcos, Amaralina, Barbalho, entre outros. 

A cidade é a segunda do Nordeste a receber a rede 5G SA da TIM. A primeira foi João Pessoa, que ativou o sinal no dia 28 de julho. Em todo o Brasil, a rede de quinta geração standalone já está disponível também em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, onde a TIM já é líder na nova tecnologia. Os outros municípios da Bahia também terão o 5G ativado, de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel. “A Bahia é um dos estados mais estratégicos do Nordeste para a TIM e, por isso, a operadora tem feito investimento robusto em novas tecnologias. Estamos, de fato, diante da possibilidade de uma grande transformação tecnológica e social. É um momento histórico para o Brasil, pois o 5G pode impulsionar os negócios e mudar a vida dos brasileiros. Vamos ter a maior e melhor rede 5G do país”, destaca Leonardo Capdeville, Vice-Presidente de Tecnologia da TIM Brasil.   

Investimentos e inovação na Bahia 

(Foto: Divulgação/Anatel)
(Foto: Divulgação/Anatel)

A chegada do 5G consolida uma série de inovações da TIM em infraestrutura no Estado. Antes da ativação da nova tecnologia, a operadora realizou projetos piloto na região, como a disponibilização do 5G DSS no circuito Barra-Ondina. Outro projeto de destaque são os biosites, estruturas de baixo impacto visual e que permitem expansão da cobertura de voz e dados na Bahia. Em julho, a empresa ativou o primeiro biosite do Brasil feito com fibra de carbono e vidro, localizado próximo à Arena Fonte Nova e ao Dique Tororó. A antena já tem em seu interior equipamentos para ativação do sinal 5G.  

Além disso, a companhia antecipou a meta e vai cobrir 100% dos municípios baianos com 4G ainda este ano. Hoje, a tecnologia de quarta geração da TIM está presente em 369 municípios baianos e um dos projetos que tem sido utilizados para chegar em localidades e distritos mais distantes é o SkyCoverage. A iniciativa utiliza antenas off-grid, ou seja, desligadas da rede elétrica, para expandir a cobertura 4G. No Estado, já foram instaladas antenas em mais de 140 distritos e, para este ano, o objetivo é contemplar mais 32 distritos e 48 localidades. Atualmente a TIM também está presente nas 348 cidades baianas com o VoLTE, serviço de voz sobre a rede 4G, e tem 296 cidades NB-IoT (rede de internet das coisas).   

Novas possibilidades para o cliente final  

O cliente final poderá conhecer todo o potencial da rede 5G da TIM de forma automática, sem precisar trocar seu TIMChip: basta apenas ter um smartphone compatível com a tecnologia. Quem ainda não tem um modelo 5G consegue aproveitar os descontos vigentes nos canais de vendas da operadora, que alcançam a marca de R$ 3.500 em aparelhos de ponta. 

Os clientes pós-pagos da TIM contarão ainda com um pacote para “turbinar” os planos com mais 50GB de internet, disponível a partir de 18 de agosto. Quem aderir à oferta em até três meses depois do seu lançamento terá gratuidade no uso do pacote por 12 meses. Esse booster 5G oferece ainda navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de competições de eSports. O pacote evoluirá ao longo dos próximos meses, com mais conteúdos de jogos eletrônicos em parceria a AWG Games – plataforma responsável por títulos como Fortnite e GTA V, além de realidade aumentada e realidade virtual. 

Bairros onde a TIM terá o 5G em Salvador: 

BA Salvador Acupe De Brotas Sim 
BA Salvador Alto Das Pombas Sim 
BA Salvador Alto Do Coqueirinho Sim 
BA Salvador Amaralina Sim 
BA Salvador Arenoso Sim 
BA Salvador Armação Sim 
BA Salvador Arraial Do Retiro Sim 
BA Salvador Barbalho Sim 
BA Salvador Barra Sim 
BA Salvador Barreiras Sim 
BA Salvador Barris Sim 
BA Salvador Boca Do Rio Sim 
BA Salvador Brotas Sim 
BA Salvador Cabula Sim 
BA Salvador Cabula Vi Sim 
BA Salvador Caixa D’Água Sim 
BA Salvador Caminho Das Árvores Sim 
BA Salvador Campinas De Brotas Sim 
BA Salvador CAMPO GRANDE Sim 
BA Salvador Canabrava Sim 
BA Salvador Candeal Sim 
BA Salvador Canela Sim 
BA Salvador Centro Sim 
BA Salvador Centro Administrativo Da Bahia Sim 
BA Salvador Chame-Chame Sim 
BA Salvador Cidade Nova Sim 
BA Salvador Cosme De Farias Sim 
BA Salvador Costa Azul Sim 
BA Salvador Curuzu Sim 
BA Salvador Daniel Lisboa Sim 
BA Salvador Dois De Julho Sim 
BA Salvador Doron Sim 
BA Salvador Engenho Velho Da Federação Sim 
BA Salvador Engenho Velho De Brotas Sim 
BA Salvador Engomadeira Sim 
BA Salvador Federação Sim 
BA Salvador Garcia Sim 
BA Salvador Graça Sim 
BA Salvador Horto Florestal Sim 
BA Salvador Iapi Sim 
BA Salvador Imbui Sim 
BA Salvador Itaigara Sim 
BA Salvador Jaguaribe Sim 
BA Salvador Jardim Nova Esperança Sim 
BA Salvador Jardim Placaford Sim 
BA Salvador Luis Anselmo Sim 
BA Salvador Macaubas Sim 
BA Salvador Matatu Sim 
BA Salvador Narandiba Sim 
BA Salvador Nazaré Sim 
BA Salvador Nordeste Sim 
BA Salvador Nova Brasília Sim 
BA Salvador Ondina Sim 
BA Salvador Parque Bela Vista Sim 
BA Salvador Patamares Sim 
BA Salvador Pau Miúdo Sim 
BA Salvador Pelourinho Sim 
BA Salvador Pero Vaz Sim 
BA Salvador Piata Sim 
BA Salvador Pituaçu Sim 
BA Salvador Pituba Sim 
BA Salvador Politeama Sim 
BA Salvador Rio Vermelho Sim 
BA Salvador Saboeiro Sim 
BA Salvador Santa Cruz Sim 
BA Salvador 
(Foto: Divulgação)

E-book gratuito ajuda quem deseja mudar de carreira

(Foto: Cauê Garcia/CG Comunicação)

Luiza Ambiel estreia no Privacy: “Na banheira eu me comportava, já aqui…”