em

Seis filmes para quem quer seguir carreira na área de TI

Títulos inspiram inovação, empreendedorismo e conhecimento técnico. Seleção foi feita por Stiverson Palma, CEO da Certsys e profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado Tecnologia da Informação

(Imagem ilustrativa/Freepik)

O CEO da Certsys, companhia especialista em inovação e Transformação Digital, Stiverson Palma, indica seis filmes que não podem faltar no repertório de conhecimento para quem quer empreender e iniciar a carreira no setor de TI.

O executivo escolheu as obras que mais tem a ver com o propósito atual de um dos setores da economia que mais crescerá em 2022: gerar impacto na sociedade como um todo.  De acordo com levantamento do LinkedIn, os cargos de engenheiro e cientista de dados, bem como especialista em segurança cibernética, estão entre os 25 empregos em alta para o ano.

“São filmes para engajar o futuro profissional da área, além de mostrar como a tecnologia é um atemporal ativo social da mudança. É uma ótima maneira para turbinar o conhecimento e, quem sabe, até mesmo usar como referências para entrevistas de emprego”, aconselha Palma, que atua há 20 anos no mercado de inovação tecnológica.

Vamos às dicas:

1 – Piratas da Informática – (1999)

Imagina os primeiros passos de dois gigantes do mundo da computação? No filme “Piratas da Informática” é possível ter essa ideia. O longa retrata o início e todo o apogeu das brilhantes jornadas visionárias de Bill Gates e Steve Jobs, ainda quando estudantes universitários. Ambos, mudaram o jeito de encarar a informática, criando sistemas tão simples e abrangentes, para trabalhar, viver e se comunicar. Uma injeção de ânimo para seguir em frete e, ao mesmo, tempo, ter uma visão de como é a regra do jogo no mercado de tecnologia. Disponível apenas em DVD.

2 – Jobs – 2013

Se você quer conhecer a trajetória do fundador da Apple além do recorte proposto em “Piratas da Informática”, esse é o filme ideal. Em Jobs, a maioria dos takes nos ensina sobre a importância de persistir, revolucionar, engajar e, sobretudo, acreditar. Tudo isso com doses cavalares de sangue frio do famoso Steve Jobs. Toda e qualquer pessoa que queira, ou pensa, em empreender no mercado de TI deve assistir a esta cinebiografia para entender os desenhos da profissão. Disponível em plataformas digitais.

3 – Jogo da Imitação – (2015)

Cinebiografia do matemático britânico Alan Turin, considerado o pai da computação moderna. Com uma fotografia de encher os olhos, o filme conta a intensa corrida de Turing e sua equipe no projeto Ultra, criado para decifrar os códigos de guerra nazistas. Um exemplo ilustrativo que alia história com conhecimento técnico. Disponível na Amazon Prime.

4 – O Quinto Poder – (2013)

Vazamento de dados, influência, e, claro, os perigos do poder são retratados nesta obra baseada em fatos reais, que tem como personagens principais o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, e seu colega Daniel Domscheit-Berg. Da fundação do website até a dissolução da parceria, o filme nos mostra que a dobradinha “amigos e poder à exaustão” às vezes pode gerar rupturas por toda a vida corporativa e (por que não?!) na vida social. Daqueles filmes para sempre lembrar da velha máxima “Amigos, amigos, negócios à parte”. Disponível em plataformas digitais.

5 – “Moneyball: O homem que mudou o jogo” – (2011)

Quer saber como sonhos, planos e conquistas muitas vezes acontecem por caminhos “tortos”, que não estavam dentro do nosso planejado? Então assista “Moneyball: O homem que mudou o jogo”, filme que conta a história de Billy Beane, gerente do time de baseball Oakland Athletics. Com pouca verba, mas com muita vontade de vencer, Beane criou sofisticadas e eficazes estratégias se valendo da análise estatística de um cientista de dados, que resultaram numa equipe vencedora e referência em vencer na adversidade. Um dos títulos mais bacanas para quem quer ensinamentos práticos sobre a arte de empreender. Assisti-lo é uma transformação!

6 – Fome de Poder – (2016)

É o típico filme que você não sai imune depois de assisti-lo. Ou você vai gostar ou vou vai odiar o Ray Kroc (personagem de Michael Keaton). Seja qual sentimento for, este blockbuster tem que estar na sua coleção de conhecimento cinematográfico. A quebra de paradigmas causadas por Kroc gerou uma série de revoluções em automação do serviço de alimentação, treinamento de vendas compartilhados e novas maneiras de fazer publicidade. Tudo isso fez dele o criador de um dos principais impérios do consumo da atualidade. Para quem tem apetite não só por hambúrgueres, mas por táticas e estratégias de gestão. Disponível em plataformas digitais.

*Com colaboração de Raphael Mathias

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

Ilustração. Foto: Divulgação

5 aplicativos que as crianças adoram hoje e que os pais precisam estar atentos

(Foto: Adamy Gianinni)

Coelba não atende ocorrência e poste continua inclinado em bairro de Tabocas do Brejo Velho