em

Crimes virtuais: advogado destaca os desafios jurídicos nas redes sociais dos famosos

Especialista em Direito Digital, Leonardo Britto está à frente de casos envolvendo influencers e celebridades

(Imagem ilustrativa/Pixabay)

Internet mudou a comunicação e a relação entre as pessoas. Apesar dos benefícios que o meio proporciona, como rapidez e interação instantânea, as redes sociais costumam ser palco de ataques e ofensas a perfis de famosos, celebridades e personalidades, expondo crimes, invasões e derrubadas de perfis.

Entre os principais crimes praticados nas redes sociais, estão a calúnia e difamação (que abrange casos como fake news), injúria simples (onde se aplicam casos de insultos e ofensas), incitação ao crime, apologia ao crime e ameaças. Além de inúmeros casos de vazamentos com a exposição de fotos e dado dos usuários.

De acordo com Leonardo Britto, advogado especialista em Crimes Virtuais e Cibernéticos, os famosos costumam ser os mais atingidos com os ataques, principalmente por causa da notoriedade e representatividade que possuem em suas áreas de atuação.

Reconhecido pela representação jurídica de influencers e celebridades, Leonardo possui em seu currículo clientes com alcance nacional, a exemplo do influencer baiano Cristian Bell, os cantores Menor Nico e Vinny Nogueira, Ricardo Moura (empresário das bandas Luxúria e Lambasaia) e JP Gadelha, participante dos realitys, The Circle (Netflix) e A Fazenda (Record).

Segundo o advogado,os casos mais recorrentes em que a assessoria jurídica age,são ataques de haters; invasão de dispositivos; ataques advindos de perfis fakes; propagação de fake news, queda de perfis, remoção de conteúdos ofensivos e inativação de perfis que propagam ofensas.

(Imagem ilustrativa/Pixabay)
(Imagem ilustrativa/Pixabay)

Com especialidade em Direito Digital, Leonardo Britto explica que os casos de desativação de conta nas redes sociais, a exemplo dos perfis no Facebook, são ações que requerem vasto conhecimento, não apenas processual, mas também da política interna da plataforma e seu jurídico.

Por se tratar de pessoas com grande visibilidade na mídia, o especialista complementa que a demora na solução dos casos acarreta prejuízo na imagem dos famosos. “Por este motivo, todo o processo de uma assessoria jurídica requer uma atenção e intervenção com maior celeridade”, frisa.

Leonardo afirma ainda que ser ativo e relevante nas redes sociais é necessário. “Se manter atento a tudo, aos diversos assuntos, polêmicas envolvendo pessoas famosas, inovações tecnológicas direcionadas a segurança de usuários criadas pelas plataformas virtuais, dentre outros fatores, fazem toda a diferença”, pontua.

Reconhecido entre celebridades, artistas e influencers pelos resultados positivos em ganhos de causas, Leonardo Britto revela que o sucesso profissional se deu com a combinação de muito estudo, prática e conexões. “Eu tenho o compromisso de estudar todos os dias e aprofundar a minha vivência acerca do direito digital”, conclui.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Projeto aprova adesão do Brasil à convenção europeia sobre crime cibernético

(Foto: Sesab)

Bahia registra 774 novos casos de Covid-19 e mais 36 óbitos pela doença