em

Anti-Spam Gmail ou Hotmail?

Tanto Gmail quanto Hotmail são provedores gratuitos de e-mail extremamente populares no país e no mundo. Mas quando se trata de Spam, qual provedor é melhor prevenindo que essa praga adentre as caixas de entrada? Você já viu e já sabe bem como entrar no Hotmail e também como acessar seu Gmail. Mas já reparou […]

Ilustração. Foto: Divulgação

Tanto Gmail quanto Hotmail são provedores gratuitos de e-mail extremamente populares no país e no mundo.

Mas quando se trata de Spam, qual provedor é melhor prevenindo que essa praga adentre as caixas de entrada?

Você já viu e já sabe bem como entrar no Hotmail e também como acessar seu Gmail. Mas já reparou como do nada sua caixa de entrada pode ficar lotada de e-mails que você não ter a menor intenção de ler?

E por outro lado, aquelas newsletters que você assina para ficar por dentro de determinados assuntos, essas não são Spam, então como ter certeza que o filtro anti-Spam vai eliminar somente o que você deseja?

E como ainda manter a sua caixa de entrada limpa, sem inúmeros e indesejáveis e-mails comerciais?

Bem, é exatamente aí que entra o filtro anti-Spam do provedor de e-mail.

Se fizermos uma pesquisa sobre o assunto, levando em consideração que o Gmail é da plataforma Google e o Hotmail é da Microsoft, o Google afirma que o Gmail possui um percentual de spam menor do que 1%, e que o nível de “falsos positivos”, ou seja, as mensagens que acabam classificadas como spam mas não são, também é menor do que esse percentual.

Por sua vez, a Microsoft diz que menos de 3% do spam entra na caixa de entrada de seu Hotmail, e não divulgou dados sobre falsos positivos.

De acordo com o Google, essa liderança se dá justamente pela definição do que vem a ser Spam e também devido a uma ferramenta chamada “Report Spam”, no qual o próprio usuário pode definir um e-mail que não é classificado como Spam, mas que para ele é.

Dessa forma, e-mails de comércios são eliminados, bem como outros e-mails que ninguém quer sempre em sua caixa de entrada.

A Microsoft também possui uma ferramenta de interação, no qual o usuário também pode classificar e-mails indesejados como Spam, mas não divulga dados nem percentuais de uso de tal ferramenta.

Discussões Em Fóruns da Internet

É interessante notar como em algumas áreas do conhecimento, pessoas se pegam a conceitos ou defendem escolhas pessoais de uso como se fossem razões para discutir ou defender.

É o que vemos, muitas vezes, com usuários de Gmail e Hotmail. De um lado está o e-mail da gigante Google e, do outro, o e-mail da Microsoft.

Há vários fóruns da internet com discussões extremamente acirradas entre usuários de um e de outro sistema.

Para tentar botar um fim nessas discussões, foi realizada, inclusive, uma análise por uma empresa terceirizada, do serviço de Spam dessas principais plataformas.

Nesse trabalho, a empresa Cascade Insights resolveu testar o filtro anti-Spam dos principais provedores de e-mails gratuitos, dentre eles Gmail e Hotmail.

Os testes consistiram no seguinte: quatro endereços de e-mail foram cadastrados em tudo quanto é site estranho e suspeito. Para mensurarem melhor os resultados, eles tiveram de separar o “joio do trigo”, ou seja, o que não era spam legítimo, dos que realmente eram.

Ou seja, newsletters, as quais você tem que solicitar a assinatura (ou seja, o e-mail simplesmente não aparece para você, você fez a assinatura e o solicitou), não eram classificados como Spam, mas sim levaram a classificação de Ham.

Nos resultados, empate técnico: Hotmail deixou passar 48,57% de e-mails de Spam e Gmail 48,88%.

Lembrando que para essa pesquisa, a empresa literalmente buscou sites estranhos, pois o objetivo era receber Spam.

Para um usuário comum, a taxa de Spam será bem menor, uma vez que não ficamos buscando sites para receber Spam.

Algo interessante do Gmail é que ele funciona com Abas, ou seja, no visual inicial do Gmail você percebe as abas Atualizações e Promoções, além da pasta de Spam, com acesso pelo lado esquerdo da tela.

Essas duas abas (Atualizações e Promoções), podem receber Newsletters e demais e-mails de sites solicitados, o que facilita bastante a navegação, uma vez que em sua caixa de entrada ficarão somente e-mails pessoais ou de trabalho.

Você também pode alterar o filtro para cada uma dessas abas ou criar novas abas, com novos filtros, de maneira simples. Basta ir nas Configurações do seu email do Gmail e ir seguindo os passos.

De qualquer forma, o que observamos é que o filtro anti-Spam tanto do Gmail quanto do Hotmail são excelentes e você consegue ficar livre desse incômodo tanto em um quanto em outro.

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

Jaque Khury. Foto: Rogério Tonello

Jaque Khury mostra boa forma em ensaio nas ruas de São Paulo

Parque Estadual de Canudos. Foto: Divulgação

I Feira Literária de Canudos acontece em novembro e exalta memória da histórica cidade