Atividade física ajuda a combater sintomas da Covid longa
Siga nossas redes

Busque no site

Publicidade

Saúde

Atividade física ajuda a combater sintomas da Covid longa

Estudo inédito relata ganhos na qualidade de vida e alívio em sintomas como fadiga e dores musculares em pacientes que manifestaram a forma grave da doença

Leitura: 2 minutos

Por Gabriela Cupani

Uma pesquisa inédita feita pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) acaba de demonstrar que a atividade física melhora a qualidade de vida e ameniza os sintomas da Covid longa em pacientes que tiveram a forma grave da doença. O estudo acaba de ser publicado no British Journal of Sports Medicine.

Ainda há poucos estudos sobre os benefícios da atividade física nesses casos. Para testar a hipótese, os pesquisadores acompanharam 50 pacientes que tinham recebido alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) havia cinco meses, em média. Eles foram divididos em dois grupos: enquanto metade seguiu um programa de exercícios online, os demais serviram de controle e receberam atendimento padrão. 

Durante 16 semanas, os participantes praticaram exercícios em casa, incluindo aeróbicos e de força, três vezes por semana em sessões de 60 a 80 minutos. O grupo foi parcialmente supervisionado: em alguns casos, um pesquisador acompanhava o paciente em tempo real; em outros, a pessoa seguia sozinha as orientações, mas sempre reportando os resultados. O volume, a intensidade e a complexidade dos exercícios foram crescentes ao longo do programa, de acordo com a capacidade de cada um, à medida que evoluíam.

Ao comparar os resultados dos dois grupos, aqueles que fizeram exercícios tiveram uma melhora significativa na qualidade de vida e na saúde geral, além de sintomas como fadiga, fraqueza e dor muscular, em relação ao grupo controle. Os dados também sugerem ganhos na capacidade funcional, função cardiorrespiratória e pulmonar.

“Constatamos que a atividade física é um meio seguro que ajuda na recuperação dos pacientes que sofrem com os efeitos da Covid longa e que, pode, potencialmente, ser implementado em larga escala como um tratamento coadjuvante nesses casos”, diz o pesquisador Hamilton Roschel, coordenador do grupo de pesquisa em Fisiologia Aplicada e Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e um dos líderes do trabalho. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

A chamada síndrome da Covid longa afeta algo entre 10% e 80% dos pacientes e é caracterizada quando sintomas como fadiga ou falta de ar duram mais do que 12 semanas após a infecção sem nenhuma outra explicação, afetando a qualidade de vida. Os pacientes também podem sofrer com problemas cardiovasculares, respiratórios, musculoesqueléticos, metabólicos e psicológicos.

Estudos mostram que, quanto mais grave o quadro de Covid, piores as consequências a longo prazo da doença.  “Mas, antes de começar a se exercitar, é preciso passar pelo aval médico, já que a Covid pode incorrer em sequelas mais graves, que impedem o início imediato de um programa de exercícios”, lembra Roschel.

Com foco em saúde, ciência e bem-estar, a Agência Einstein oferece gratuitamente conteúdo qualificado para jornais, revistas, emissoras de TV e rádio e sites de notícias. A iniciativa do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, tem o objetivo de difundir informação de qualidade para promover saúde e difundir conhecimento.

Veja também

Saúde

Em estudo nos EUA, participantes que reduziram a ingestão de fontes de carboidratos simples (como massas e doces) tiveram crises menos frequentes do problema

Saúde

Pesquisa sugere maior consumo de produtos ricos em gordura, sal e açúcar entre jovens que jogam ou assistem a transmissões online de games

Saúde

Em pesquisa dinamarquesa, programa de um ano de exercícios permitiu ganhos expressivos que compensaram perda muscular posterior; ideal é que atividades físicas sejam praticadas...

Saúde

Estudo mostra relação entre horários, qualidade do sono e bem-estar; fatores socioeconômicos como gênero, raça e nível educacional impactam na condição de trabalho e,...

Publicidade

Publicidade