Nos últimos tempos muito tem se falado sobre a necessidade de manter uma rotina de exercícios físicos regular para manter o corpo saudável e livre do acúmulo de substâncias nocivas.
Entretanto, outra necessidade igualmente urgente tem sido deixada de lado na maioria das vezes: a de exercitar a memória e a mente como um todo. Afinal, assim como os músculos do corpo humano, o cérebro tende a ficar “preguiçoso” e acomodado caso não seja exercitado. Isso afeta diretamente a cognição, diminuindo a capacidade de raciocínio e a memória, por exemplo.
Por esse motivo, nós queremos estimular você a exercitar a sua memória, criando uma rotina de atividades que fortaleçam a sua capacidade cerebral. Para tanto, nos próximos tópicos listamos algumas formas de exercitar a memória e citamos mais algumas informações sobre esse assunto. Você não pode deixar de ler!
Porque exercitar a memória é tão importante?
Memória é o nome dado ao comportamento cognitivo do cérebro que corresponde à retenção de informações de todos os tipos. Em outras palavras, podemos traduzir “memória” por “depósito de saberes do cérebro” sem problema algum. Por esse motivo, exercitar a memória é uma das atividades mais importantes para a vida de um indivíduo e está intrinsecamente relacionado com a qualidade de vida em si.
Somente através de uma boa memória é possível reter aprendizados e informações que serão utilizadas na vida profissional e pessoal em diversos momentos. Opostamente falando, sem uma boa memória, o indivíduo tende a ser pouco produtivo e ter a sua capacidade de desenvolvimento afetada.
Além disso, vale ressaltar que a falta de memória é um dos principais sintomas de doenças neurodegenerativas, como é o caso do mal de Alzheimer. Isso significa que, de fato, perder a memória tem a ver com uma falta de saúde cerebral em todos os casos. Por tudo isso, aprenda a exercitar a memória e pratique isso sempre!
Como exercitar a memória?
Agora, sem mais delongas, confira algumas formas de exercitar a memória através de cuidados com a saúde do cérebro. Leia os tópicos a seguir!
Cuide bem do seu corpo e da sua mente
A primeira dica direcionada a quem quer exercitar a memória é a mais simples de todas: cuidar bem do corpo e da mente. Isso porque a memória é uma função cerebral que pode ser bastante afetada por doenças corporais. E, aliás, nenhuma função cerebral funciona corretamente quando o corpo está doente.
Por outro lado, para que a memória funcione bem, o próprio cérebro precisa estar saudável, sem sofrer com transtornos e/ou distúrbios mentais. Portanto, adote uma rotina de exercícios físicos regulares, alimente-se bem e evite expor a sua mente a situações tóxicas, a fim de preservar a sua sanidade mental.
Durma bem
A nossa segunda dica para quem quer aprender a exercitar a memória é dormir bem, que também é um clássico nas listas com dicas para melhora da qualidade de vida.
Ter uma rotina de sono regular, que compreenda pelo menos 8 horas de sono diárias, é essencial para a manutenção das estruturas neurológicas, incluindo aquelas que sustentam a retenção de informações. Então, se você quer ter uma memória forte, precisa dormir bem. Simples assim!
Saia do piloto automático
Um dos principais fatores que podem levar as pessoas a terem a sua capacidade de memorização reduzida é entrar numa rotina sem fim. Levar um dia a dia sem novidades, com o mesmo conjunto de atividades, faz o cérebro se acostumar e se acomodar, o que prejudica muito a cognição.
Portanto, saia do piloto automático. Comece a exercitar a memória com atividades novas e jeitos novos de fazer as mesmas coisas, estimulando e exercitando o seu cérebro. Bons exemplos disso são mudar o trajeto de ida ao trabalho, incluir momentos de meditação ao longo do dia de trabalho, praticar um hobby durante as horas vagas e muito mais. Experimente!
Torne-se um adepto de jogos estimulantes
Sabe aqueles joguinhos que todo mundo diz que são “coisas de criança”? Pois bem, muitos deles podem ser bons instrumentos para exercitar a memória. Por causa disso, é recomendado que você se torne um jogador de games que estimulem o seu raciocínio, como títulos de estratégia e aventura, onde você precisa resolver missões.
Outras opções são jogos manuais como caça-palavras, quebra-cabeças, palavras cruzadas, xadrez e dama.
Medite e reflita constantemente
Hoje em dia, com esse estamento social da urgência e do corre-corre que podemos experimentar no cotidiano, está cada vez mais complicado encontrar tempo para uma boa reflexão em momentos de calma e tranquilidade. Porém, se você quiser realmente exercitar a memória, precisa ter uma rotina de meditação e reflexão, bem ao estilo budista mesmo.
Esse tipo de introspecção permite ao indivíduo ter um maior controle sobre a própria mente e apazigua os dispositivos cognitivos do cérebro. Em outras palavras, a pessoa fica mais calma, com a “cabeça fria”. Portanto, exercite a meditação e a reflexão para ter uma mente mais saudável, o que irá gerar uma memória mais forte.
Leia bons livros
Por fim, queremos dar a dica de que ler é uma ótima opção para quem quer exercitar a memória e ter um intelecto mais apurado. A leitura promove uma verdadeira “viagem sem sair do lugar”. Isso acontece em qualquer tipo de leitura, seja por causa de uma história contada no texto lido, seja pela descoberta do leitor de capacidades que ele mesmo tem e não sabia.
Ademais, tudo isso acontece porque a leitura é uma forma de exercitar o cérebro. Por isso, aquela máxima de que “quem ler mais tem uma inteligência mais aguçada” é totalmente realista. Estimule o hábito da leitura e tenha uma memória melhor!