Cuidar da saúde bucal vai muito além de escovar os dentes ou usar fio dental. Para garantir dentes mais saudáveis, existem outros pontos que são super importantes e que fazem toda a diferença. Um deles é alimentação. 

Claro que ter uma rotina balanceada é bom para o organismo todo e é essencial para manter o bom funcionamento do nosso corpo. 

No entanto, muita gente acaba não prestando atenção nesses detalhes, que são capazes de evitar vários danos e doenças bucais.
Neste artigo, vamos te apresentar quais são os alimentos que prejudicam os dentes e quais você precisa incluir no seu cardápio, para que seu sorriso fique sempre saudável.  Confira as dicas abaixo!

Bebidas escuras 

Qual foi a primeira bebida escura que veio à sua mente? Provavelmente, o café. O queridinho dos brasileiros tem seus benefícios, mas para os dentes pode trazer alguns danos.

O pigmento escuro no café ou nos refrigerantes e vinhos em geral, podem escurecer o seu sorriso caso você tenha um consumo excessivo desse tipo de bebida. 

Caso você tenha um hábito de ingerir com muita frequência tanto o café quanto essas outras bebidas e ainda não vai ao dentista regularmente, é bem provável que você recorra a um clareamento dental em algum momento.

Não há problema nenhum em clarear os dentes, mas até quando você realiza esse procedimento no dentista, é preciso dar uma pausa no hábito, já que ele pode impedir que exista um clareamento significativo no seu sorriso.

Bebidas cítricas / Ácidas

Uma alimentação balanceada é composta por verduras, legumes e principalmente frutas. Porém, até o consumo de algumas frutas em excesso pode prejudicar o seu sorriso.

De fato, as frutas são ricas em vários nutrientes, como vitaminas e fibras super importantes para o nosso corpo. No entanto, a acidez de frutas como limão, laranja, abacaxi, pode ter um nível de acidez que não são benéficos para os dentes.

A acidez em excesso pode causar um processo erosivo nos dentes, provocando complicações e desgastes no sorriso.

Dessa forma, não é necessário a exclusão desse tipo de alimento, mas sim uma maior atenção ao ingeri-los. É preciso sempre não exagerar no consumo e escovar os dentes após a refeição.

Doces e Alimentos ricos em Açúcar

Se você é uma pessoa que ama doces e vive consumindo alimentos assim no seu dia a dia, esse é o momento de refletir e de rever esse consumo. 

Os alimentos com alto teor de açúcar como balas, chicletes, bolos e sobremesas, são bons para o paladar, mas para a sua saúde bucal podem ser muito prejudiciais.

O açúcar desses alimentos ao chegar na boca são transformados em ácidos, o que propicia a corrosão do esmalte do dente, que protege o seu sorriso das doenças bucais. 

Neste sentido, a recomendação é comer os seus doces favoritos com moderação e principalmente consciência, ou seja, sem esquecer de escovar os dentes e usar o fio dental depois. 

Bebidas Alcóolicas

Já foi comprovado cientificamente que o álcool, quando consumido em excesso, pode sim fazer muito mal para a saúde do nosso corpo.

No entanto, apesar de parecer que o ingrediente tem um impacto maior em outras funcionalidades do corpo, a nossa saúde bucal também pode estar sendo sabotada ao consumir esse tipo de bebida.

O álcool inibe a hidratação e consequentemente a produção de saliva na boca, o que faz a boca ficar ressecada e desequilibra a reposição dos minerais do dente. O ambiente é perfeito para o acúmulo de bactérias, que se aproveitam do momento para se proliferar.

Portanto, não é só o seu fígado que fica feliz quando você intercala o seu drink com um copo d’água. Manter o corpo hidratado enquanto bebe também auxilia também o seu sorriso a se manter saudável.

Alimentos muito duros

Quando nossos dentes estão saudáveis, eles possuem resistência e dificilmente quebram. No entanto, alguns alimentos podem ser duros demais. Numa simples mordida, você pode ficar com um dente quebrado, o que é um grande transtorno.

Alimentos como milho de pipoca, algumas oleaginosas como a castanha do Pará ou até mesmo o doce pé de moleque podem causar esse tipo de problema. Sem falar das balas, que além do açúcar, podem ser difíceis de morder, sobretudo para crianças. É preciso ter bastante cuidado. 

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Devo evitar os alimentos ruins?

Nenhum alimento faz mal de maneira isolada. A recomendação é apostar sempre no consumo equilibrado e consciente do que se come e bebe, para que você possa se cuidar da melhor maneira possível. 

Entre os alimentos que prejudicam os dentes que listamos, todos estes só conseguem ter um efeito danoso no seu sorriso se você não souber como higienizar o seu sorriso de maneira eficaz.

Escovar os dentes e ter o hábito de usar o fio dental pode te auxiliar sempre, para que você não sofra com algumas consequências decorrentes por conta dos alimentos.

Para quem usa aparelho ortodôntico, o cuidado precisa ser redobrado, principalmente no caso do aparelho fixo, que possui fio metálico e os bráquetes. 

Neste tipo de tratamento, além dos restos de alimentos terem mais facilidade para se alojar entre os dentes, é possível ainda quebrar o aparelho com certos alimentos.

Neste sentido, o aparelho transparente foi feito justamente para resolver esse problema de quem coloca o aparelho. 

“Sem os bráquetes, sem fio metálico e sem a necessidade de fazer as refeições com os alinhadores na boca,o paciente não se preocupa se o aparelho vai quebrar. Além disso, a higienização também é bem mais fácil”, explicou a dentista Dr. Gabe Prado, da SouSmile, startup especializada em tratamento ortodôntico com o aparelho invisível.

Alimentos que fazem bem para os dentes

Já que trouxemos uma lista dos alimentos que prejudicam os dentes, é fundamental também alertar sobre os alimentos que melhoram a saúde bucal. 

São eles: vegetais ricos em fibras, leite e derivados, chás, legumes como pepino, cenoura etc.

As fibras contidas nesse tipo de alimento são essenciais, já que ao contrário de outras substâncias, o nutriente promove uma maior salivação. O ácido formado pelas bactérias é neutralizado, impedindo o desgaste dos dentes.

*Colaboração de Aline Silva

Luiz

Colaborador do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade do autor