em

Esclarecimento sobre caso confirmado de Covid-19 em Tabocas do Brejo Velho

A Secretaria Municipal de Saúde de Tabocas do Brejo Velho, Oeste da Bahia, divulgou um boletim informativo extra (confira no final desta matéria) na noite dessa quinta-feira (21) negando o caso confirmado de Covid-19 no Município que consta no boletim da Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) e noticiado pelo BATV da TV Bahia.

Segundo o boletim, trata-se de uma pessoa que morou em Tabocas do Brejo Velho e atualmente reside em Luís Eduardo Magalhães. O boletim inda afirma que a TV Bahia propagou fake news e que o Município está tomando todas as providências para que a emissora faça uma retratação.

Tabocas do Brejo Velho está entre os piores municípios baianos, ainda sem casos confirmados de Covid-19 no índice de isolamento social segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulgados na última quarta-feira (20) (confira aqui). Ou seja, a população e os comerciantes não estão seguindo as orientações de isolamento social.

A Folha Geral tem flagrado aglomerações em supermercados, verdureiros e durante cultos em Igrejas Evangélicas sendo que a maioria das pessoas estavam sem máscaras, descumprindo o decreto municipal. Seguindo as recomendações da Sesab, a Prefeitura Municipal já implantou barreiras sanitárias na entrada da cidade e restringiu o funcionamento de parte dos comércios, mas não tem fiscalizado o cumprimento do decreto e nem está sendo transparente com as informações sobre a Covid-19. O boletim diário é divulgado de forma interna, apenas para algumas pessoas específicas do WhatsApp o que dificulta o trabalho da imprensa e a conscientização dos moradores locais, além de evitar notícias falsas.

Confira a nota na íntegra:

“A Prefeitura Municipal de Tabocas do Brejo Velho-BA por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, vem ao público informar que a notícia apresentada pela reportagem do BA TV no programa das 18h, onde afirma que nosso Município tem um caso POSITIVO “NÃO É VERDADEIRA”, sendo que o município de residência não foi atualizado no Sistema de Informação.

Informamos ainda que trata-se de uma pessoa que já morou no nosso município e atualmente reside em Luíz Eduardo Magalhães-BA e não esteve no nosso município nos últimos tempos.

Reitero ainda nosso compromisso com a verdade e manteremos nossa população sempre informada sobre o real cenário epidemiológico do município diante da Pandemia da COVID-19. Estamos tomando as devidas providências para que a empresa de televisão corrija o erro, cito também que entramos em contato com a Coordenação do Núcleo que confirma a nossa versão através de áudios já divulgados nas mídias locais.”

Benivalda de Jesus Sampaio Oliveira
Secretária Municipal de Saúde de Tabocas do Brejo Velho

Adamy Gianinni

Jornalista, empresário, blogueiro, fotógrafo, universitário, profissional de TI e Flamenguista ❤. Apaixonado por mídia, fotografia e tecnologia, CEO da Seutec Inc. e editor-chefe da Folha Geral.

(Imagem: Folha Geral/Divulgação)

Bahia registra 11.941 casos confirmados de Covid-19 e 376 óbitos

(Foto: Max Haack)

Governo da Bahia suspende transporte intermunicipal de Tabocas do Brejo Velho e mais 16 cidades