em

Técnicas de massagem podem auxiliar no tratamento de doenças

Muito além do relaxamento físico e mental, essa técnica milenar é também utilizada no tratamento de diversos problemas hormonais e psicológicos que afetam diretamente a saúde

São diversos os efeitos diretos e indiretos após uma sessão de massagem. Desde o relaxamento imediato da musculatura, até a liberação de endorfina e serotonina, substâncias que proporcionam sensação de bem-estar e melhoram o humor. A massagem também é conhecida por ajudar na redução do “hormônio do estresse” (cortisol), que, quando está em níveis elevados, causa irritação, insônia e ansiedade.

De acordo com a fisioterapeuta e professora Luciana C. Martins, “Um outro efeito benéfico da massagem é a liberação de histamina, substância vasodilatadora que melhora a circulação e o fluxo linfático, estimulando o sistema imunológico a renovar as células de defesa e aumentando, assim, a imunidade”.

Nesse sentido, a massagem se torna um recurso que pode ajudar no tratamento de algumas doenças, como o Alzheimer por exemplo, ativando a circulação do paciente, aliviando dores, rigidez, nervosismo, agitação, insônia, fazendo-o sentir-se mais acolhido pelo toque e proporcionando mais consciência de seu corpo, como informa a psicoterapeuta Silvia Pirré.

Esses tratamentos alternativos têm se mostrado muito eficazes e têm ganhado um novo espaço na medicina. Em março de 2018, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de dez terapias alternativas ao Sistema Único de Saúde (SUS), como procedimentos complementares à população.

Acompanhando a crescente demanda, o mercado para serviços de saúde e bem-estar atingiu um novo recorde, com cifras que passam de R$ 107 bilhões. E de acordo com o Sebrae, ainda estima-se uma alta de 10% no faturamento até o final de 2019.

Com isso, novas soluções estão surgindo com o objetivo de oferecer mais informações sobre este segmento e ainda facilitar a interação entre o público interessado e os profissionais dessa área. Um exemplo é o site Guia de Massagem, que oferece artigos e informações sobre o setor, e também recursos para que os clientes encontrem clínicas e profissionais mais próximos de sua região, além de informações detalhadas como a distância até o local de atendimento, trajeto de navegação, solicitação de transporte até o local, contato direto pelo WhatsApp, entre outros.

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias

Sair da versão mobile