Muitas doenças que podem acometer os gatos já são conhecidas de nós, humanos. Um problema, infelizmente, comum entre os felinos é a insuficiência renal. Se você tem um gatinho em casa, confira mais sobre a doença.
O que é insuficiência renal?
A insuficiência renal acontece quando os rins do gato já não estão conseguindo exercer sua função com eficiência, isto é, eles estão comprometidos ou sobrecarregados. O rim é o órgão responsável por eliminar certas substâncias do sangue, servindo como um tipo de filtro.
Para essa filtragem, há os néfrons, pequenas estruturas que formam os rins, e são eles que vão reabsorver a água e as substâncias úteis e deixarão passar as substâncias do sangue que o corpo deverá eliminar posteriormente em formato de urina.
No caso de indivíduos com insuficiência renal, há a perda de uma quantidade significativa de néfrons, reduzindo a função de limpeza do sangue, e, consequentemente, havendo o surgimento de muitos problemas de saúde.
Tipos de insuficiência renal
A perda da função renal pode se caracterizar em dois tipos: aguda ou crônica.
A insuficiência renal aguda é caracterizada ao ocorrer a perda da função renal de forma súbita e rápida. Já na doença crônica o processo de perda de função é gradativo e, normalmente, acontece devido ao envelhecimento do animal.

O que causa a insuficiência?
São vários os fatores que podem causar a doença nos gatinhos. Os mais comuns são:
Pouca ingestão de água
Naturalmente, os felinos têm uma quantidade de néfrons menor, em comparação com o organismo de outros animais. Isso gera maiores chances de essas unidades de filtragem se sobrecarregarem.
Com isso, a ingestão de água, por parte dos gatos, é algo muito importante. Contudo, os felinos não têm o hábito de ingerir a quantidade de água necessária. Ainda, na maior parte dos casos, os tutores de gatos tendem a oferecer aos animais rações secas, ou seja, que não vão colaborar com a hidratação dos felinos. Tudo isso se soma e contribui para a sobrecarga dos rins.
Idade avançada
O envelhecimento dos gatinhos também prejudica a eficiência do organismo do pet, tornando os rins menos funcionais.
Ainda, outras doenças não relacionadas a esse quesito podem surgir e causar reflexos na função dos rins, como alguns problemas cardíacos e doenças inflamatórias, por exemplo.
Outros casos
Algumas outras causas são:
- Predisposição genética: certas raças têm maior predisposição, como Siamês, Ragdoll e Birmanês, por exemplo.
- Uso inadequado de medicamentos: certos remédios utilizados incorretamente afetam a eficiência dos rins.
Tratamento
Existem várias opções de tratamento para a insuficiência renal em gatos.
Contudo, todo e qualquer procedimento deve ser orientado e prescrito somente por um profissional qualificado, isto é, por meio de consultas com um veterinário graduado em uma faculdade de veterinária. Além disso, é importante que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível.
Terapia dietética
Uma dieta específica para gatos com insuficiência renal pode ajudar a reduzir a carga de trabalho dos rins. O veterinário pode recomendar uma dieta específica sem as substâncias que os rins têm mais dificuldade de filtrar.
Fluidoterapia
A terapia de fluidos ajuda a manter o equilíbrio de fluidos e eletrólitos no corpo do gato, além de auxiliar na remoção de toxinas do sangue, buscando cumprir parte do papel que o rim possui.
Medicação
Medicamentos para controlar a pressão arterial ou estimular o apetite podem ser prescritos para auxiliar no tratamento da insuficiência renal em gatos. Além disso, suplementos de fósforo, vitamina D ou potássio também podem ser inseridos no tratamento.
Tratamento de suporte
Em casos mais graves, o gato pode precisar de suporte adicional, como transfusões de sangue ou tratamento para anemia.