em

Quais os débitos veiculares que devem ser regularizados obrigatoriamente em 2024

Estar atento aos prazos e quitar os impostos é a garantia de não incorrer em multa ou até mesmo na apreensão do veículo

Ter um carro vai além da liberdade de locomoção que ele proporciona. Existem muitos custos  envolvidos em mantê-lo em bom funcionamento e apto para andar nas ruas. Dentre algumas obrigações, estão os impostos e o seguro, por exemplo. E é no começo do ano que eles aparecem para o motorista. Quitar os débitos é garantia de tranquilidade para o resto do ano.

Trafegar regularizado traz segurança para o motorista. É a certeza de que não terá seu carro recolhido para o pátio se for parado em alguma blitz. Contudo, o motorista deve saber exatamente quais são os débitos que devem ser quitados. Dentre as principais obrigações, certamente o licenciamento está entre as mais fundamentais.

O licenciamento é um imposto anual, cujo vencimento obedece um calendário diferente para cada estado, assim como o valor. É basicamente uma permissão administrativa para poder rodar com o veículo, sendo assim, não deve ser deixada para depois. O não pagamento do débito incide em infração grave de trânsito, ou seja, multa de R$ 293,47, recolhimento do veículo para o pátio e  7 pontos na carteira.

Para estar com o documento em dia, além do licenciamento, o motorista também deve quitar o IPVA, o Imposto de Propriedade de Veículos Automotores. Enquanto o calendário do primeiro abrange o segundo semestre do ano, o IPVA geralmente vence nos primeiros meses do ano. Por ser um imposto estadual, seu valor varia conforme o veículo. Em alguns estados, como São Paulo, seu pagamento pode ser feito concomitantemente com o licenciamento, de forma antecipada.

Carros que possuem multas não estão aptos a serem regularizados. Para isso, no ato do pagamento do licenciamento, o motorista deverá quitá-las. Somente com tudo em dia o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, o CRLV, é emitido. Esse documento é o que permite ao motorista trafegar nas ruas com determinado veículo, e é de porte obrigatório, seja na versão física ou digital, o CRLV-e.

Carros com mais de 20 anos de fabricação estão isentos do pagamento do IPVA, bem como carros oficiais ou de PcD. Caso contrário, o motorista deve ficar bem atento ao calendário para não perder o vencimento de vista, bem como as regras de cada estado. O não pagamento do IPVA, além da incidência de juros e até mesmo a posterior negativação do nome do condutor, não permite que o carro seja licenciado.

Por ora, ainda não há definição se o DPVAT, o seguro obrigatório de cobertura de Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres, voltará a ser cobrado. Extinto em 2019, especula-se seu retorno para 2024. O pagamento, que era feito junto do IPVA, era obrigatório a todos os motoristas. Seu destino era o pagamento de indenizações para vítimas de acidentes de trânsito.

A fim de evitar quaisquer problemas, o condutor deve ter bem definido quais são suas obrigações anuais com seu veículo. Se por alguma razão ele perdeu algum prazo, é de suma importância regularizar qualquer pendência com a maior brevidade possível. Consultar se está com o licenciamento vencido ou o IPVA é simples: basta acessar o site do DETRAN. O pagamento pode ser feito à vista ou mesmo parcelado.

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

Sair da versão mobile