em

Agricultura irrigada potencializa desenvolvimento do Oeste da Bahia

Bauer do Brasil leva tecnologias para irrigação na AgroRosário, em Correntina- BA

Pivô de irrigação (Foto: Bauer do Brasil)

Por meio da parceria com a revenda Irriga Cerrado, a Bauer do Brasil estará presente na AgroRosário, de 7 a 9 de março em Correntina-BA, apresentando soluções de irrigação sustentáveis adaptadas às necessidades individuais dos produtores rurais. O Oeste baiano, com uma área irrigada de mais de 200 mil hectares, desenvolveu um método eficaz de irrigação e com capacidade para ampliação, sendo referência no país. 

Com grandes obras de irrigação na região, o modelo “turn-key” vem se destacando dentro do grupo da Bauer. “Foi na Bahia, com a Irriga Cerrado, que iniciamos a abordagem turn-key da Bauer do Brasil oferecendo aos produtores uma solução completa de irrigação, desde a concepção do projeto até a operação do pivô. Isso alivia o cliente de responsabilidades e deixa todo o planejamento e execução a cargo da Bauer do Brasil, simplificando assim as operações diárias na fazenda”, explica Rodrigo Parada, Co-CEO da Bauer do Brasil. 

Apesar das estações chuvosas definidas, representando 1.95,93% do potencial das chuvas do Oeste da Bahia concentrados no primeiro e quarto trimestre do ano, conforme publicação da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a tecnologia aplicada na irrigação garante o uso sustentável dos recursos hídricos, além de conquistar alta produtividade e destaque nas culturas de soja, milho e algodão. Conforme pontua Parada, na agricultura brasileira, onde os ciclos de produção são tradicionalmente determinados pela disponibilidade de água das chuvas, “mas a irrigação possibilita a continuidade da produção agrícola, permitindo múltiplas safras ao longo do ano”. 

Os pivôs centrais da Bauer do Brasil, em destaque na AgroRosário, são adaptados para serem alimentados por energias renováveis, reforçando a linha ecológica, equipados de fábrica com alarmes antifurto e incorporam a tecnologia Irricontrol, permitindo o gerenciamento e análise da irrigação e do uso de recursos hídricos através de dispositivos móveis. 

“A utilização da tecnologia na irrigação visa aumentar a produtividade e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico dos municípios da região, possibilitando a expansão da produção de grãos, verduras, hortaliças e frutas por pequenos, médios e grandes produtores”, reforça o Co-CEO da Bauer do Brasil. 

De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), a região é responsável por 67% do Volume Bruto de Produção (VBP) do estado em 2022. Ainda segundo dados da Aiba, o Oeste da Bahia poderá ter uma área de 2 milhões de hectares de soja para a safra de 23/24, iniciada em outubro. Além disso, destacam-se São Desidério como o município com o terceiro maior PIB agrícola do país, e Luis Eduardo Magalhães, que possui o quarto melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Bahia, segundo Censo do IBGE. 

Nova loja na Bahia

Além da participação na AgroRosário, a Irriga Cerrado inaugura, no dia 8 de março , sua nova unidade em Rosário-BA, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento agrícola da região oeste. Com uma loja já estabelecida em Luis Eduardo Magalhães, a expansão para Rosário demonstra o crescimento contínuo e a demanda crescente por soluções de irrigação de alta tecnologia na região. 

“A abertura da nossa nova unidade em Rosário é um passo significativo para atender ainda mais as necessidades dos agricultores locais. Estamos comprometidos em oferecer tecnologias de ponta e suporte técnico especializado para impulsionar a produtividade e a sustentabilidade nas lavouras da região”, destaca Igor Ullmann, Diretor de Operações da Irriga Cerrado. 

Rodrigo Parada também enfatiza a importância da nova loja para o agronegócio na região da Bahia. “A parceria com a Irriga Cerrado é fundamental para levarmos as inovações da irrigação até os produtores do Oeste da Bahia. A inauguração da nova unidade em Rosário reforça nosso compromisso conjunto de impulsionar o desenvolvimento agrícola por meio de soluções sustentáveis e eficientes”.

Feira: Agrorosário – Revenda: Irriga Cerrado – Cidade: Rosário – BA | Data: 7 a 9 de março

Realizada desde 2013, a AgroRosário tem o objetivo de levar informação e avanços tecnológicos aos profissionais da cadeira produtiva da região do Oeste da Bahia, além de oferecer uma excelente oportunidade de negócio aos produtores e empresários do setor agrícola.

Luis W.

Especialista em publicações diversas. Sempre pronto para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Perder peso sem um motivo aparente está associado ao maior risco de câncer

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como escolher o melhor regime de bens para o seu casamento?