em

Mais de 400 mil baianos tiveram o fornecimento de energia interrompido devido a colisões de veículos em postes em 2023

Dados da Neoenergia Coelba apontam que foram registradas cerca de 1,9 mil ocorrências devido a abalroamento neste ano

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A colisão de veículos em postes da Neoenergia Coelba é um dos maiores ofensores externos à distribuição de energia na Bahia. Segundo levantamento da concessionária, cerca de 1,9 mil ocorrências foram registradas devido a abalroamentos na Bahia em 2023. No total, a distribuidora estima que 406 mil consumidores foram prejudicados por conta da situação, ficando um determinado período sem energia.

O volume de ocorrências registradas no mesmo período de 2022 foi próxima ao apurado neste ano, cerca de 1,9 mil, porém, o número de clientes impactados foi maior (431 mil). A explicação para a diminuição em 2023 está na ampliação de tecnologias instaladas na rede elétrica, como o self-healing. 

Devido à complexidade operacional para a substituição de um poste, que frequentemente exige a recomposição de cabos e cruzetas, o atendimento para esse tipo de serviço demora, no mínimo, quatro horas. Com o self-healing, porém, o consumidor não precisa esperar a conclusão, tendo a sua energia restabelecida em menos de um minuto.

A maior prevenção, porém, vem da conscientização do motorista e na adoção da direção defensiva para evitar acidentes. Seguir as leis e regras do trânsito, respeitar os limites de velocidade, atentar à sinalização e não ingerir bebida alcoólica ao dirigir são algumas das orientações dos principais órgãos relacionados ao assunto. 

Saiba mais sobre o “self-healing” 

O “self-healing” é uma tecnologia aplicada aos equipamentos automatizados da concessionária. São implantadas lógicas de reconfiguração automática que permitem retomar o fornecimento de energia de uma área interrompida em até 60 segundos. Quando detectam uma interferência, que pode ser causada por acidentes de veículos, queda de árvores, efeitos climáticos ou até mesmo animais, o “self – healing” permite isolar automaticamente a região afetada e reconecta a rede por um caminho alternativo, garantindo o retorno imediato do serviço. 

A automação baseada na tecnologia “self-healing” permite que o menor número possível de clientes seja impactado por uma interrupção. Essas e outras tecnologias utilizadas pela Neoenergia Coelba estão conectadas ao sistema do Centro de Operações Integradas (COI) da Neoenergia, contribuindo para um atendimento mais rápido e seguro aos baianos.

Celebração terá início às 9h (Foto: Divulgação)

Governo realiza desfile comemorativo ao 7 de Setembro

(Foto: Divulgação)
Conteúdo Sensível
Clicar para ver artigo

Dia do Sexo: conheça fetiches comuns entre os brasileiros 🔞