em

Na Bahia, Lula reforça apoio ao agro e ao crescimento sustentável

Na abertura da Farm Show, maior feira agrícola e de negócios do Norte e Nordeste, presidente defende suporte a pequenos e grandes produtores e para a indústria

A Bahia Farm Show é a maior feira agrícola e de negócios do Norte e Nordeste - (Foto: Ricardo Stuckert (PR))
A Bahia Farm Show é a maior feira agrícola e de negócios do Norte e Nordeste – (Foto: Ricardo Stuckert (PR))

É uma responsabilidade estratégica do Governo estar atento para dar suporte a todas as engrenagens do agronegócio, setor considerado indispensável para o crescimento do país. Esse foi o tom da mensagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a abertura da 17ª edição da Bahia Farm Show, na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA), nesta terça, 6/6. O evento é a maior feira agrícola e de negócios do Norte e Nordeste.

“É obrigação do Estado criar as condições de ajudar. Porque dizer ‘eu não preciso do governo’ é mentira. O pequeno precisa, o grande precisa e o médio precisa. Se não é o Estado colocar dinheiro, muitas vezes o agronegócio não estaria do tamanho que está, para financiar as máquinas, financiar a safra, garantir as exportações”, disse o presidente.
 

“Em janeiro, o BNDES liberou R$ 2,9 bilhões, rapidamente tomados. Veja a força do setor: criamos uma linha de crédito dolarizada, 7,59% de juros, abaixo das taxas do Plano Safra e R$ 2 bilhões em um dia foram tomados”

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, Presidente da República
 

Para Lula, não há necessidade de existir rivalidade entre produtores de manufaturados e de commodities. “O Brasil precisa da agricultura e da indústria. Outra polêmica que acho maluca é entre o pequeno e o grande agricultor. Não tem que existir preconceito, o Brasil precisa dos dois”, citou.

Como exemplo, o presidente lembrou de uma iniciativa promovida em 2008 para o setor agropecuário que teve impacto no setor automotivo. “Quando a agricultura vai bem, a indústria de máquinas vai bem. Quando criamos o Mais Alimentos, em 2008, só de trator de 80 cavalos vendemos 80 mil. Deus queira que a gente produza muito mais, que a gente venda mais, que a gente exporte mais, porque tudo isso é riqueza para o país”.

Sustentabilidade

Lula reforçou que o aumento da produção não deve ser confundido com desrespeito ao meio ambiente. Ele destacou que o Brasil tem milhões de hectares de terras degradadas que podem ser usadas para cultivo. Como havia feito na segunda-feira, durante evento do Dia Mundial do Meio Ambiente, Lula ressaltou que haverá rigor com quem descumprir regras. “Quem quiser agir como bandido e for desmatar, vai ter que sofrer as penas da lei, porque a gente vai preservar esse país”.

Presidente Lula fala na abertura da feira (Foto: Joá Souza/GOVBA)
Presidente Lula fala na abertura da feira (Foto: Joá Souza/GOVBA)

GOV.BR

Conteúdo exclusivo da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal do Brasil.
*O conteúdo é colaborativo e gratuito distribuído através de release e não representa a posição ou opinião do Folha Geral.

Revitalização de 31 quilômetros da BR-430/BA foi possível pela recomposição orçamentária (Foto: Divulgação/DNIT)

Orçamento três vezes maior possibilita retomada de obras e novos projetos na Bahia

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Estresse favorece desenvolvimento do Alzheimer, aponta estudo