O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, realizará ações gratuitas para promover a educação financeira na 10ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que neste ano ocorrerá entre 15 e 21 de maio.
Ao longo da semana, serão promovidas iniciativas gratuitas sobre educação financeira, com o objetivo de contribuir para:
- o fortalecimento da cidadania.
- a eficiência e a solidez do sistema financeira nacional.
- a tomada de decisões conscientes por parte dos associados.
A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) que acontece anualmente desde 2014, e tem a finalidade de promover ações de educação financeira no país.
O Sicredi tem diversas ações programadas para seus associados, durante a Semana ENEF, sendo cerca de 33 para o Oeste da Bahia. São palestras, cursos, oficinas, campanhas de divulgação, entre outras ações gratuitas de formatos diversos.
“Educação financeira é um tema bastante lembrado quando as pessoas têm sonhos e decidem traçar planos para alcançá-los, o que não é tarefa fácil. Orientar os seus associados sobre o relacionamento com o dinheiro e o consumo consciente é uma das práticas do Sicredi, que tem como missão a valorização do relacionamento, a disponibilização de soluções financeiras para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de seus associados e da sociedade, e com isso promover o desenvolvimento local” destaca Celso Régis, presidente da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia.
Quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, um importante pilar da educação financeira. Assim todos saem ganhando, já que um cidadão financeiramente educado também contribui para o bem-estar coletivo, seja porque essa qualificação resulta em um sistema financeiro mais sólido e eficiente, seja porque cada pessoa tem melhores condições para lidar com emergências e momentos difíceis da vida.
*Colaboração da assessoria