em

Turismo impulsiona guinada de acessos no e-commerce em julho, indica pesquisa

Visitas em sites do segmento turístico subiram 14% no mês passado, levando o comércio eletrônico ao segundo melhor desempenho de 2022

Depois de dois anos de restrições por causa da pandemia de covid-19, as férias de inverno deste mês de julho parecem ter marcado a volta das viagens turísticas dos brasileiros. Essa retomada já se vê, ao menos, nos resultados do e-commerce. No mês passado, o número de visitantes em sites relacionados a turismo cresceram 14,3% na comparação com junho – melhor resultado do mês entre os 18 segmentos analisados no Relatório Setores do E-Commerce, produzido pela Conversion.

(Crédito: Conversion)
(Crédito: Conversion)

A alta do turismo puxou o e-commerce como um todo para o seu segundo melhor desempenho em 2022, fechando julho com um aumento de 5% em comparação ao mês anterior. Foram 2,23 bilhões de acessos, só atrás do resultado de janeiro, quando esse número havia sido de 2,27 bi.

Depois do turismo, os segmentos que mais cresceram em julho foram os de cosméticos (12%) e o do varejo (6%), ambos ainda impactados pelas datas comemorativas do calendário entre o segundo e o terceiro trimestre, como o Dia dos Pais, por exemplo.

Para Diego Ivo, CEO da Conversion, os dados são indicadores otimistas para a economia do país. “O desempenho do turismo é uma ótima notícia para um setor que foi bastante prejudicado pela pandemia, com perdas enormes em receitas e empregos. Sem contar que eles indicam como a saída de muitos negócios turísticos passa pelo comércio eletrônico”, analisa ele.

“Mas não é só isso: o próprio crescimento que vemos no e-commerce como um todo também está acontecendo entre as lojas físicas. A alta de 6% no varejo, por exemplo, reforça os números positivos que o setor tem registrado. Isso é extremamente positivo para o contexto econômico”, continua Ivo.

Na contramão dos dados em alta, segmentos como os de produtos infantis (-16,7%), presentes e flores (-9%) e de itens para pets (4,4%) registraram as maiores quedas do relatório do e-commerce de julho da Conversion.

Amanda Mathias

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Intenção de pedir empréstimo para quitar dívidas atinge o maior patamar dos últimos seis meses

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Devemos ler para o bebê recém-nascido?