Kits de irrigação incrementam produção de alimentos no Oeste da Bahia
Siga nossas redes

Busque no site

Publicidade

Notícia

Kits de irrigação incrementam produção de alimentos no Oeste da Bahia

Depois da entrega de oito kits de irrigação, em junho deste ano, os produtores da zona rural de Barreiras começaram a colher os resultados com a agricultura irrigada

Leitura: 3 minutos

A disseminação de tecnologia para garantir a sustentabilidade econômica dos pequenos e médios agricultores é uma das diretrizes da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), gerando mais emprego e renda no campo. Depois da entrega de oito kits de irrigação, em junho deste ano, os produtores da zona rural de Barreiras começaram a colher os resultados com a agricultura irrigada. Nesta primeira etapa, em parceria com o município, a Abapa apoiou a produção de hortas, frutas e legumes do Assentamento Ilha da Liberdade e das localidades da Cana Brava, Melancia e Nanica.

Um dos contemplados pela tecnologia, o agricultor da Nanica, João de Almeida Pereira, está satisfeito com os resultados na lavoura ao ampliar e diversificar a sua produção. “Sou produtor de tomate e pimentão, tenho orçamento contado e nem sempre consigo fazer investimentos. Com esse kit irrigação, plantei uma área de quase um hectare de melancia, suficiente para eu ter lucros e conseguir expandir a área de produção. Este foi um grande estímulo para crescer um negócio que parecia distante”, afirma, depois de vender um lote de 70 unidades de melancia.

A ideia da Abapa é contribuir cada vez mais os pequenos e médios agricultores (Foto: Divulgação/Abapa)
A ideia da Abapa é contribuir cada vez mais os pequenos e médios agricultores (Foto: Divulgação/Abapa)

O diretor do Departamento de Agropecuária da Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia (Semat), Francisco José dos Santos Neto, reforça que parceria com a Abapa, dentro do programa Vale Produtivo, foi fundamental. “Enquanto a entidade entrou com os equipamentos, o município garante a assistência técnica. A perspectiva é contemplar novos agricultores com os kits de irrigação possibilitando o crescimento de na produção de hortaliças e frutas no campo, possibilitando mais renda e a fixação dos pequenos e médios agricultores no campo”, afirma.

Para o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, a inserção de tecnologia vem garantindo maior produtividade possibilitando maior rentabilidade ao produtor. “Vivemos em uma região com enorme potencial hídrico, e que precisa ser aproveitado na época da chuva e da estiagem, com o uso da terra ao longo de todo o ano. Mas, para isto, é preciso tecnologia e assistência técnica, que vem sendo proporcionado pela Abapa em parceria com os municípios parceiros no Oeste e Sudoeste da Bahia. A entidade vem contribuindo com a produção agrícola ao apoiar os pequenos e médios agricultores garantindo o desenvolvimento da produção no campo”, afirma.

Entrega kits de irrigação em Barreiras (Foto: Divulgação/Abapa)
Entrega kits de irrigação em Barreiras (Foto: Divulgação/Abapa)

A Abapa iniciou o projeto de apoio a pequenos e médios agricultores em 2014 e já beneficiou cerca de 200 famílias no Oeste e Sudoeste baianos, que já conseguiram desenvolver atividades econômicas e crescer através do suporte técnico da Abapa, com a doação de kits de irrigação e pacote tecnólogico.  Para este ano, ao longo desta safra 2019/2020, a entidade investiu um montante de R$ 500 mil para a aquisição de materiais com recursos dos produtores de algodão através do Fundeagro. 

*Com Agência de Notícias

Veja também

Notícia

Neoenergia Coelba registrou 435 ocorrências relacionadas ao furto de cabos nos primeiros seis meses do ano

Saúde

Em estudo nos EUA, participantes que reduziram a ingestão de fontes de carboidratos simples (como massas e doces) tiveram crises menos frequentes do problema

Notícia

Benefício é destinado aos consumidores que não atingirem um valor mínimo na conta mensal. Iniciativa visa oferecer um fôlego adicional aos clientes na gestão...

Notícia

Com 30 mil inscritos, iniciativa ensina sobre o mercado de crédito de carbono por meio de game

Publicidade

Publicidade