em

Cenário de concursos em 2021 deve trazer mais opções

Com diversos concursos adiados ou cancelados em 2020, próximo ano deve ser mais positivo para quem busca uma oportunidade

Os últimos anos têm trazido diversas incertezas para os concurseiros. Crises e cortes de gastos cada vez mais frequentes fazem com que os candidatos criem planos alternativos e busquem mais opções.

Em alguns casos, concursos muito esperados acabam tendo menos vagas do que era imaginado, tornando-os ainda mais concorridos e com candidatos bem preparados para os exames.

No entanto, especialistas da área estão otimistas para o próximo ano. A expectativa de concursos 2021 tem feito com que muitas pessoas já comecem a se preparar, seja pelos editais que precisaram ser adiados por conta da pandemia ou pelas diversas novas oportunidades que deverão ser abertas.

Ilustração. Foto: Divulgação
Ilustração. Foto: Divulgação

Soluções para crises

Com a promessa de estabilidade e remuneração acima da iniciativa privada, o funcionalismo público continua sendo recompensador para muitas pessoas, que costumam estudar por vários meses ou anos até conseguir uma vaga.

Esses benefícios têm sido a principal motivação para quem viveu as incertezas de 2020 quanto aos editais já lançados e que precisaram ser adiados – alguns, inclusive, seguem com um prazo indeterminado para realização.

Porém, após um ano muito difícil para quase todos os setores da economia, em 2021 deverá haver um crescimento nas demandas por profissionais capacitados para garantir o crescimento.

Muitos órgãos públicos já estão com um déficit de pessoal, trazendo um impacto negativo para a população. Aqueles que precisaram ficar fechados durante os meses mais duros da pandemia deverão abrir com uma demanda ainda maior, como acontece com o INSS.

Especialistas também destacam que a Reforma da Previdência fez com que muitos profissionais do setor público entrassem com o pedido de aposentadoria, temendo que as novas regras pudessem ter um efeito negativo sobre os direitos. Isso deve ter ampliado ainda mais o déficit, que já tem colocado em risco a qualidade dos serviços prestados.

Esperança para concurseiros

Os especialistas da área também afirmam que os concurseiros não precisam se preocupar, pois os concursos previstos para 2020 e que precisaram ser adiados ainda deverão acontecer, principalmente porque eles já passaram pela etapa mais complicada, que é a autorização do governo.

Com isso, além dos exames que já foram adiados, muitos outros concursos represados pela situação da pandemia também deverão sair do papel, garantindo mais vagas em variados setores do funcionalismo ao redor de todo o país.

(Imagem: Folha Geral/Divulgação)

Bahia registra 2.237 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

(Imagem ilustrativa/Pixabay)

Demora do TJBA ameaça plantio em celeiro agrícola do país