em

Coronavírus: Procon-BA registra mais de 8 mil reclamações no consumidor.gov.br

Em decorrência da pandemia causada pelo Coronavírus, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) tem recebido milhares de reclamações na plataforma consumidor.gov.br. Desde o dia 01 de março até a última  quarta-feira (22), o órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) já prestou mais de oito mil […]

Em decorrência da pandemia causada pelo Coronavírus, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) tem recebido milhares de reclamações na plataforma consumidor.gov.br. Desde o dia 01 de março até a última  quarta-feira (22), o órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) já prestou mais de oito mil atendimentos a essas reclamações, sendo todos eles realizados virtualmente. 

De acordo com Filipe Vieira, superintendente do Procon-Ba, o aumento das reclamações virtuais no site do consumidor.gov é fruto dos principais temas discutidos no atual cenário imposto pela Covid-19. Foram, exatamente, 8.216 reclamações registradas na plataforma, sendo as quatro principais áreas com maiores índices de denúncias: serviços financeiros, telecomunicações, transportes, produtos de telefonia e informática. 

“As reclamações acompanham os temas no mercado, que começou com a crise no setor aéreo, as dúvidas sobre pagamentos e  negativações, seguido dos serviços mais demandados como internet e telefonia. Justamente as áreas que foram mais rapidamente afetadas com a pandemia, com isso, o consumidor tende a procurar os canais virtuais para resolver as relações de consumo”, explica o superintendente.
“Além disso, com a suspensão dos atendimentos presenciais nos postos de atendimento, o site se tornou o principal canal de denúncias”, ressaltou Filipe Vieira. 

Sobre a plataforma
Tanto para a capital, quanto para as regiões metropolitanas e do interior da Bahia, os consumidores que precisam prestar reclamações sobre as empresas, relacionadas a produtos e serviços, podem acessar a plataforma de relacionamento com o cliente: www.consumidor.gov.br. Nela, com acesso totalmente gratuito, o consumidor deverá verificar se a empresa contra a qual quer reclamar está cadastrada no sistema e, em seguida, registrar sua reclamação no site. A empresa tem até dez dias para responder ao consumidor. Além do plataforma www.consumidor.gov.br as denúncias ao órgão também poderão ser encaminhadas através do Aplicativo PROCON BA MOBILE  ou por E-mail: [email protected].

A Abapa vem contribuindo com o desenvolvimento sustentável da agricultura em todo o Oeste da Bahia (Imagem: Divulgação)

Abapa beneficia pequenos agricultores de São Desidério com kits de irrigação

(Imagem: Fernando Vivas/GOVBA)

Governo do Estado descentraliza testes da Covid-19, equipa e treina funcionários no interior