(Imagem ilustrativa/Freepik)
em

Previsão do tempo: Temporais no Nordeste

Com a passagem de uma frente fria pelo litoral da Bahia e a proximidade da Zona de Convergência Intertropical na costa norte do Nordeste, áreas de instabilidade continuam se formando sobre quase todo a Região Nordeste nesta primeira semana do outono de 2020.

Nesta terça-feira, 24 de março, a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera deve estimular a formação de áreas de instabilidade sobre praticamente toda o Nordeste do país. Não chove apenas em uma pequena área na faixa litorânea do Ceará e do Rio Grande Norte.

Toda a Bahia, Sergipe, Alagoas, o centro-oeste de Pernambuco, o centro-sul do Piauí e o sul do Maranhão, incluindo Salvador Aracaju Maceió , vão ter um dia com muitas nuvens, chuva a qualquer hora e poucas aberturas de sol.

No litoral do Ceará e em praticamente todo o Rio Grande do Norte, incluindo Fortaleza Natal , o sol vai aparecer forte e não tem previsão de chuva. Já, nas demais áreas, incluindo Recife João Pessoa Teresina São Luís , a previsão é de sol durante o dia e pancadas de chuva entre a tarde e a noite.

Alerta para temporais

O norte e o oeste da Bahia, o oeste de Sergipe, Alagoas, Paraíba, o sul do Ceará, do Maranhão, do Piauí e centro-oeste de Pernambuco ficam em alerta temporais nesta terça-feira, 24 de março. Mas praticamente todas as outras áreas do Nordeste podem ter chuva com moderada a forte intensidade, mas que deve ser em pequenas áreas. Há risco de raios e rajadas de vento.

Alagamentos e deslizamentos de terra

Segundo o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), o centro-norte do Maranhão, do Piauí e a região de Salvador estão com alto risco de alagamentos e deslizamentos de terra nesta terça-feira. No leste de Pernambuco, Alagoas e Sergipe o risco é moderado.

Quarta-feira instável

Apenas o sul e litoral sul da Bahia devem ficar sem chuva nesta quarta-feira, 25 de março. O sol vai aparecer entre muitas nuvens no começo no dia, mas ainda pela manhã a nebulosidade diminui e o dia segue ensolarado.

A chuva será frequente, com poucas aberturas de sol, no norte da Bahia, em Sergipe, Alagoas, centro-oeste de Pernambuco, da Paraíba, centro-sul do Ceará, Piauí e Maranhão. Chove de forma passageira no litoral do Ceará e no Rio Grande do Norte. Nas demais áreas do Nordeste, a chuva vem em forma de pancadas entre a tarde e a noite.

Nos próximos dias, o Nordeste terá predomínio de sol, calor e alta umidade, com risco de pancadas de chuva a partir da tarde, em grande parte da Região.

A Bahia teve chuva volumosa

Entre 9h do dia 22 de março e 9h do dia 23 de março, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 83,6 mm de chuva em Uauá , 59,2 mm em Conde. Sertão da Paraíba também teve chuva, com acumulado de 55 mm em Monteiro. Nos próximos dias tem mais chuva prevista para a Bahia.

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias
Envie seu conteúdo para análise editorial: redacao@folhageral.com.br
Conheça as condições em https://www1.folhageral.com/termos-e-condicoes

(Foto: Divulgação)

Bahia confirma 76 novos casos de Covid-19

Bahia Farm Show (Foto: Paula Froes/GOVBA)

Bahia Farm Show 2020 é adiada por causa da pandemia do Coronavírus