em

Em alta, psicólogos disputam mercado palmo a palmo

Com quase 360 mil profissionais registrados em seu respectivo conselho federal, Brasil abre agora possibilidade de atuação em escolas públicas do ensino básico

Publicada na edição do dia 12 de dezembro do Diário Oficial da União, a Lei nº 13.935/2019, que garante atendimento por profissionais de psicologia aos alunos dos ensinos públicos fundamental e médio, já está começando a aquecer o mercado de trabalho dos psicólogos.

No caso das escolas, a atuação visa buscar a melhoria do processo de aprendizagem e das relações entre alunos, professores e a comunidade escolar. Ao mesmo tempo, o texto também estabelece a possibilidade de atendimentos em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS). Os estabelecimentos terão prazo inicial de um ano para inserir os profissionais.

Segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP), o Brasil tem atualmente 358.877, dos quais 105.770 estão no estado de São Paulo, 42.840 no Rio de Janeiro e 38.582 profissionais em Minas Gerais.

“É fundamental ainda a presença destas (es) profissionais na perspectiva de criar estratégias de intervenção frente a impasses e dificuldades escolares que se apresentam a partir de situações de violência, uso abusivo de drogas, gravidez na adolescência, assim como situações de risco, reflexos da questão social que perpassam o cotidiano escolar”, salienta o CFP.

O órgão federal também enfatiza que “psicólogas (os) e Assistentes Sociais podem contribuir ainda com a identificação de demandas presentes na escola, que pela complexidade do contexto escolar muitas vezes requerem da(o) profissional de psicologia e serviço social e demais profissionais a formulação de respostas para o enfrentamento de situações, tais como evasão escolar, baixo rendimento escolar, sexualidade, violência doméstica, disparidades de gênero, etnia, geração e desigual distribuição territorial”.

Paralelamente, os psicólogos estão abrindo caminho no mercado nacional, atuando em outras frentes, inclusive optando por ter um consultório próprio.

Além do psicólogo escolar, o profissional pode se dedicar a outras áreas igualmente importantes para a sociedade, como psicologia hospitalar, que se atua em hospitais e instituições semelhantes, direcionando atenção a pacientes, familiares ou responsáveis pelo paciente. Também pode trabalhar na área administrativa do hospital, buscando promover ações para o bem-estar de todos no local.

Áreas de atuação

Já o psicólogo social objetiva desenvolver atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários. Atua propondo políticas públicas e ações que abarcam a comunidade em geral e os movimentos sociais relacionados à raça, gênero e sexualidade, religião e classes sociais, entre outros grupos.

O psicólogo clínico por sua vez, trabalha na área da saúde, realizando intervenções que buscam entender as questões de desenvolvimento humano e diminuir o sofrimento das pessoas, levando em consideração a complexidade do ser humano e sua subjetividade. O foco pode ser no diagnóstico, na prevenção e no tratamento.

Há também o psicólogo do esporte, que pode tanto atuar no esporte de alto rendimento quanto junto a adultos e crianças participantes de atividades físicas.

Formação

Com quatro anos (licenciatura) ou cinco anos (bacharelado) de duração, o curso de psicologia requer muita leitura e leva o estudante a entender conceitos e a estudar disciplinas básicas como anatomia e neuroanatomia humana, filosofia e sociologia, história da psicologia e antropologia, além de matérias como psicologia social, psicologia do desenvolvimento humana, avaliação psicológica comportamento humano.

Só após construir uma base é que o estudante vai se aprofundar em disciplinas mais complexas, incluindo a prática profissional, por exemplo, com aulas de psicopatologia. Durante o curso, os estudantes devem participar de estágios, em que realizará atividades supervisionadas por um psicólogo ou por médicos, dependendo do caso.

Três áreas de especialização têm se destacado entre os profissionais. A primeira delas é a psicologia jurídica, em que se atua no âmbito da Justiça, colaborando no planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção da violência. Também avalia as condições psicológicas de crianças, adolescentes e adultos em conexão com processos jurídicos.

A segunda é a neurociência, em que o psicólogo se dedica ao estudo e intervenção de aspectos psicológicos sob o enfoque da relação entre eles e o funcionamento cerebral.

A terceira é a psicologia organizacional, que vem ganhando espaço nas empresas e organizações do Terceiro Setor. Neste segmento, o especialista acompanha o desenvolvimento de pessoas e elabora estudos e planejamentos sobre as condições de trabalho atuais e futuras. Também participa do recrutamento e seleção de novos funcionários, de projetos de orientação e treinamento.

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias

Sair da versão mobile