em

PRF flagra crime ambiental e resgata aves silvestres transportadas em carro de passeio na BR 116 em Feira de Santana

Responsáveis foram autuados por crime ambiental e responderão na Justiça Criminal conforme previsto na Lei 9.605/98

PRF flagra crime ambiental e resgata aves silvestres transportadas em carro de passeio na BR 116 em Feira de Santana. Foto: Divulgação/PRF-BA
Foto: Divulgação/PRF-BA

Na tarde desta quarta-feira (07), policiais rodoviários federais faziam fiscalização na altura do quilômetro 429 da BR 116, trecho de Feira de Santana (BA), quando decidiram abordar um veículo GM/ Prisma Maxx com placas do Espírito Santo.

O condutor e o passageiro do carro demonstraram nervosismo após a ordem de parada. Em seguida, os agentes realizaram os procedimentos de fiscalização e após uma revista minuciosa no automóvel encontraram 11 aves silvestres aprisionadas em gaiolas sujas e com fezes, em ambiente escuro e sem ventilação, ensejando maus-tratos.

Dentre as espécies, estavam papa-capim e trinca-ferro. Apenas três exemplares possuíam anilhas autorizativas do IBAMA. No veículo foram encontradas anilhas soltas com número de identificação pertencente a outros pássaros.

Dada às circunstâncias e após identificação dos responsáveis, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e os envolvidos, sendo o motorista de 46 anos e o passageiro de 28 anos de idade, responderão na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.

Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEMA) em Feira de Santana (BA), onde ocorrerá a triagem e os primeiros cuidados para depois devolvê-las a natureza.

O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Muitas das vezes, os animais precisam de cuidados veterinários, pois são vítimas da degradação ambiental e do tráfico. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.

A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.

(*Com informações da PRF-BA)

Foto: Agência Brasil/Tomaz Silva

Custo da construção cresce 0,68% em julho, diz IBGE

Ilustração. Foto: Pixabay

Cinco mitos sobre escrita e publicação de livros