em

Guia rápido sobre União Estável vs. Casamento: Desvendando diferenças e benefícios!

A principal diferença entre essas instituições é que a União Estável é baseada em um entendimento mais informal, e o casamento é uma instituição formal e legal, mas ambas ainda são protegidas por lei

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Está em um relacionamento sério e quer formalizar essa união, porém sem a burocracia de um casamento? Então entenda, aqui, o que é a União Estável e quais as diferenças entre ela e o casamento. 

O que você vai descobrir neste guia: 

  • O que é União Estável e como ela se diferencia do casamento? 
  • Onde e como oficializar a união estável? 
  • Quais os benefícios legais da união estável? 
  • Como essa escolha pode impactar sua vida?. 

A União Estável é um relacionamento afetivo entre duas pessoas que vivem juntas com o objetivo de construir uma vida em comum, de forma pública, contínua e duradoura, sem a necessidade de formalizar um casamento. 

Também é válido lembrar que não existe tempo mínimo ou máximo para que o seu relacionamento seja considerado união estável. No entanto, é preciso lembrar que a estabilidade é uma característica desse modelo de relação, tanto quanto a vontade de constituir família.

A principal diferença entre essas instituições é que a União Estável é baseada em um entendimento mais informal, e o casamento é uma instituição formal e legal, mas ambas ainda são protegidas por lei. 

Para oficializar a União Estável, não é necessário uma cerimônia, como ocorre no casamento. É possível registrar em cartório por meio da “Declaração de União Estável”, que é um documento que atesta a relação e suas características. 

Esse registro pode ser feito voluntariamente por você e seu/sua parceiro(a). Então, caso vocês optem pela declaração de união estável emitida no cartório, serão necessários alguns documentos. Sendo eles:

  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de endereço;
  • Certidão de Estado Civil (emitida em até 90 dias).

Optar pela União Estável pode trazer diversos benefícios legais, similares aos do casamento. Entre eles estão a possibilidade de incluir o companheiro como dependente em planos de saúde, direito à herança em caso de falecimento, regime de bens que protege o patrimônio de cada um, entre outros.

O reconhecimento da união estável também é necessário para evitar desavenças caso a relação chegue ao fim. Caso ainda tenha alguma dúvida ou tenha divergências entre você e seu/sua parceiro(a), é recomendado que entre em contato com um advogado especialista em solução de conflitos, pois, apenas ele poderá orientar você mais detalhadamente, analisando todas as questões específicas do seu caso.

*Conteúdo colaborativo de VLV Advogados

Conteúdo de colaborador*

Este canal é escrito por colaboradores diversos da Folha Geral. Cada conteúdo é de responsabilidade do autor.

Buteco Goiânia (Foto: Henrique Ishibe)

Buteco Goiânia consolida seu sucesso com mais de dez horas de programação

(Foto: Pedro Moraes/GOVBA)

PIB da Bahia expande 2,7% no 2º trimestre e acumula alta de 1,8% em 2023