em

Portugal enfrenta desafios no preenchimento de vagas de trabalho pelo país

Baixa taxa de desemprego deixa mais de 60 mil vagas abertas

Portugal é um país em constante crescimento económico e, apesar dos desafios enfrentados por todo o mundo pós-isolamento da pandemia da covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia, o país Europeu tem estimativa de crescimento de cerca de 1,8% em 2023 e 2% em 2024 e 2025.

Os dados positivos do país impactam a indústria, comércio e demais postos de trabalho. De acordo com dados do Ministério do Trabalho Português, há mais de 61 mil vagas de trabalho disponíveis no país que não são preenchidas por falta de interesse da sociedade.

Dados recolhidos pelo Jornal de Notícias, importante nome da imprensa portuguesa, apontam que cerca de 27 mil vagas estão na Área Metropolitana de Lisboa, 18 mil postos na Região Norte e 9 mil no Centro.

De acordo com o levantamento, as vagas ofertadas variam conforme a região do país. Empregos como vendedores, seguranças e serviços ligados à proteção estão localizados na região Metropolitana de Lisboa, Algarve e Alentejo. As demais localidades buscam trabalhadores voltados à construção, ou seja, para o trabalho manual e industrial.

O Jornal de Notícias ainda aponta que há maior dificuldade em conseguir profissionais em empresas maiores. Cerca de 2,9% das vagas não preenchidas estão em grandes empresas, para micro, pequenas e médias empresas o número é de cerca de 1,7%.

Além da positiva estrutura económica do país, outros fatores levam os trabalhadores a não procurarem os serviços ofertados, como as medidas oferecidas de apoio à população durante a pandemia de covid-19, restrição de mobilidade perante a comunidade internacional durante o isolamento, entre outros.

Para o Banco de Portugal, a principal razão é entre a oferta e a procura. Com uma taxa de desemprego de 6% no país, a criação de postos de trabalho tem se tornado incompatível com a realidade do país. Em 2022, a taxa de empregados no país atingiu o marco de 4,9 milhões, maior número já registrado.

Com esse aumento na necessidade de trabalhadores, empresas do país suprem a necessidade de mão de obra estrangeira. Setores como hotelaria, construção e indústria utilizam o recurso como forma imediata de preenchimento de vagas.

Apesar da alta demanda em ofertas de trabalho, as empresas contratantes buscam por qualidade e comprometimento dos candidatos. Por isso, apresentar as informações necessárias de forma completa e objetiva, permite que os responsáveis pela contratação visualizem melhor os interesses do trabalhador. Utilizar um exemplo de currículo na hora de estruturar as qualificações e interesses é uma maneira de se destacar para o cargo escolhido.

Laura Fassina

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Entenda o sucesso dos 10 maiores e-commerces do mundo

(Imagem ilustrativa/Freepik)

É hora de acalmar nossas crianças