em

Café da manhã é a chave para um dia mais saudável

Se você quer começar o dia com energia e disposição, comece tomando um bom café da manhã

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Muitas pessoas, erroneamente, acham que enquanto dormimos não temos gastos energéticos, mas durante o sono o organismo continua usando nossas reservas calóricas para manter funções vitais básicas, como batimento cardíaco, respiração e circulação do sangue. 

Em cada hora de sono, uma pessoa pode gastar em média 50 calorias; portanto, se a pessoa não se alimenta corretamente antes das tarefas do dia, pode ter um desempenho cognitivo menor e alterações na glicemia, que podem causar mal-estar e tontura. 

O café da manhã ajuda a manter o nível de açúcar no sangue controlado, evitando uma possível diabete no futuro. Por esses motivos, a primeira refeição do dia deve ter uma boa proporção de nutrientes e vitaminas. 

Se você não gosta de tomar café da manhã, pode ser que esteja apenas enjoado de comer todos os dias a mesma coisa. Pensando na importância dessa refeição para a rotina diária, separamos cinco receitas fáceis para você inovar no seu café, sem precisar passar muito tempo na cozinha.

Dicas de café da manhã

Suco natural de frutas e pão integral com queijo branco

Se você cansou do café, um suco de frutas com muitas vitaminas é bem-vindo. Combinando com o pão integral e o queijo branco, é fácil chegar no restante dos nutrientes e absorver também fibras e proteínas. 

Panqueca de aveia com banana

A banana é uma fruta versátil que funciona em muitas combinações. Com alto teor de fibras, ela auxilia no controle da pressão arterial e dá uma boa reserva energética para o corpo, estimulando a sensação de saciedade e bem-estar. A receita é bem simples: 1 banana madura, 1 ovo, 4 colheres de farelo de aveia e 1 colher de café de canela. É só amassar a banana, misturar com os outros ingredientes e colocar em uma frigideira por três minutos de cada lado, ou até dourar. 

Tapioca com queijo branco e café com leite

A tapioca tem amido, uma rica fonte de carboidratos que fornece energia às células do corpo. A opção também é ótima para intolerantes a glúten. Apesar de recentemente terem muitos boatos em torno do alimento e pessoas questionando se tapioca engorda, vale lembrar que, assim como todos os outros alimentos, depende da quantidade que a pessoa consome diariamente e como ela gasta essas calorias. 

Mingau de aveia

Uma ótima solução para dias frios e mais preguiçosos, famoso e conhecido na Inglaterra como porridge. A receita é bem simples: 1 copo de leite animal, vegetal ou até mesmo água e 1 e ½ colher de sopa de flocos de aveia. Basta cozinhar até chegar na consistência desejada e comer morninho com frutas frescas, frutas secas, castanhas ou sementes. 

Iogurte desnatado, fruta e granola

Esta é a opção para quem já acorda atrasado. Coloque as frutas picadas e a granola no próprio potinho do iogurte e está pronto. Uma maneira rápida de consumir carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas. 

(Foto: Divulgação/Embasa)

Cobertura de esgotamento sanitário em Luís Eduardo ultrapassa média nacional

(Foto: Sesab)

Bahia registra 4.244 novos casos de Covid-19 e mais 91 óbitos pela doença