em

As cirurgias plásticas mais realizadas pelos homens

Cirurgia plástica em homens torna-se mais comum e blefaroplastia é a campeã de demanda, seguida da rinoplastia e da lipoaspiração

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Por muito tempo, a realização de cirurgias plásticas por homens foi um tabu, visto que esse tipo de tratamento era remetido, de imediato, à imagem feminina.

Entretanto, atualmente, a cirurgia plástica passou a ser vista como uma demanda relacionada à autoestima dos pacientes, de forma que homens e mulheres podem necessitar do tratamento para se sentirem melhores consigo mesmos.

Em 2019, estima-se que os homens realizaram 104 mil cirurgias plásticas, das 650 mil realizadas no país, um crescimento significativo da proporção desse público em relação a anos anteriores.

Quais as cirurgias plásticas mais realizadas por homens?

Com o crescimento da adesão às cirurgias plásticas pelo público masculino uma dúvida é quanto às técnicas mais buscadas por eles e as principais motivações. Entenda mais a seguir.

Blefaroplastia

Em 2019 foram realizadas 19 mil cirurgias de blefaroplastia entre os homens no Brasil, o tratamento foi o líder entre esse público.

A blefaroplastia é a cirurgia plástica indicada para rejuvenescimento das pálpebras e da região dos olhos, pois viabiliza a remoção do excesso de pele que deixa a pálpebra caída.

Essa técnica é mais comum após os 40 anos, pois está diretamente relacionada ao surgimento da flacidez facial e perda de tônus muscular.

A cirurgia pode ter recomendações funcionais, como em pacientes com ptose palpebral, na qual a fraqueza muscular leva ao comprometimento da vista.

Durante o procedimento pode ser removido o excesso de pele, bolsas de gordura e xantelasmas que se formam na área dos olhos, promovendo o rejuvenescimento facial.

Rinoplastia

A segunda cirurgia plástica mais realizada entre os homens no Brasil é a rinoplastia, indicada para correção de demandas estéticas do nariz.

Esse tipo de procedimento é mais comum entre pacientes na faixa etária de 20 a 30 anos, podendo ser usado para reduzir o tamanho da giba ou das asas nasais, aumentar a angulação da ponta, aumentar o nariz ou qualquer outra alteração que vise melhorar a harmonia da face.

Pode-se optar pela associação com técnicas para correção de demandas funcionais do nariz, como desvio de septo e hipertrofia dos cornetos.

Otoplastia

Realizada com mais frequência ainda na infância, a partir dos 5 anos de idade, a otoplastia é indicada para correção da orelha de abano ou outras alterações estéticas na orelha.

Apesar de apresentar bons resultados estéticos quando realizada na infância, também é comum na idade adulta, como entre 20 e 30 anos.

Por meio de uma sutura na parte de trás da orelha, garante-se uma angulação mais proporcional à face e cicatrizes quase imperceptíveis.

Ginecomastia

A ginecomastia é a cirurgia plástica indicada para redução da mama em homens que apresentam crescimento anormal, sendo realizada a retirada das glândulas mamárias, pele e gordura que resultam nessa estética indesejada.

O crescimento mamário em homens pode ter relação com alterações hormonais, ganho de peso, tendência genética e outros fatores que devem ser investigados antes da abordagem cirúrgica.

Lipoaspiração

A lipoaspiração é a terceira cirurgia plástica mais realizada entre os homens, sendo recomendada para remoção de depósitos de gordura localizada de regiões como flancos, abdômen, costas, glúteos, pernas e braços.

A principal indicação deste tipo de cirurgia é para casos nos quais há dificuldade para perder a gordura localizada com cuidados como alimentação balanceada e exercícios físicos.

Também é comum recorrer à lipoescultura, técnica na qual a gordura removida na lipoaspiração é purificada e aplicada em regiões que se deseja ter mais volume.

Transplante capilar

A alopecia androgenética é uma condição que provoca a calvície em homens, podendo se manifestar em jovens, mas sendo mais comum depois dos 40 anos.

Devido ao incômodo gerado pela perda de cabelo, muitos homens recorrem ao transplante capilar após os 40 e 50 anos com o objetivo de ter a estética capilar restaurada.

Na técnica são removidos folículos pilosos da região doadora, normalmente a nuca, e transplantados para área calva, que costuma ser no topo da cabeça, resultando na estética de coroa tradicional da alopécia em homens.

Ritidoplastia

A ritidoplastia, ou lifting facial, é a cirurgia plástica de rejuvenescimento da face. Ela pode ser focada no terço superior, médio ou inferior, ou contemplar toda a face.

Sendo mais comum após os 50 e, principalmente, após os 60, a ritidoplastia ameniza sinais de envelhecimento facial como a flacidez, bolsas de gordura, perda de contorno facial, fraqueza muscular e vincos.

Nessa técnica realiza-se uma incisão de orelha a orelha, seguindo a linha do couro cabeludo, para remover o excesso de pele e gordura e suturar os músculos, que ganham mais tônus.

Apesar de as cirurgias plásticas em homens serem procuradas de acordo com a idade do paciente, a avaliação especializada é fundamental para verificar qual técnica melhor atende às expectativas existentes com o tratamento.Além disso, a decisão pela cirurgia plástica é individual e visa sempre garantir a melhora da autoestima e bem-estar do paciente, indicada desde que não haja riscos à saúde.

*Conteúdo colaborativo de SEO Marketing

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Skincare: qual a ordem correta para uso dos produtos?

(Foto: Reprodução)

Saiba como consultar se tem direito ao PIS pelo CPF