em

Pesquisa revela que homens com barba são mais atraentes

Já temos comprovação sobre a importância da barba nos relacionamentos

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Uma barba bem tratada pode fazer a diferença na hora do homem conquistar a sua cara metade. E isso não é mera especulação comercial de fabricantes de lâminas de barbear. Já temos comprovação sobre a importância da barba nos relacionamentos.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Queensland, na Austrália, e publicada pelo “Journal of Evolutionary Biology”, ouviu 8.500 mulheres que disseram preferir homens com barba para se relacionar afetivamente.

Na pesquisa, as mulheres avaliaram fotos de homens que apresentaram uma barba feita em intervalos, cinco dias depois de se barbearem, e dez dias.

Em seguida, elas analisaram fotos com a barba grande, sendo visto um mês após a apresentação da primeira foto. Todas as mulheres ouvidas preferiram os homens com barba. As fotos de homens sem barba não foram escolhidas por nenhuma das pesquisadas.

Barba grande na linha de frente

Para os homens que têm barba grande a notícia ainda é melhor. Na pesquisa, as mulheres escolheram as fotos onde os homens tinham barba grande. Em seguida aqueles com barba cheia e no final os que tinham barba por fazer.

E uma barba desenhada e cuidada pode tornar o homem ainda mais atraente. Por isso, escolher um bom aparelho de barbear, um creme ou gel de barba pode fazer a diferença na hora da paquera. As mulheres ouvidas na pesquisa falaram que na hora de escolher um homem para um relacionamento longo preferem os homens com barba. 

Neurocientista explica a escolha das mulheres

O neurocientista Fabiano de Abreu acredita que a escolha das mulheres se deve, primeiramente, a uma memória genética e primitiva. Nesta memória, estão milhares de anos de evolução e as barbas, foram características masculinas na linha cronológica evolutiva. Por isso, inconscientemente, há uma atração por homens de barba.

Fabiano de Abreu explica que o mesmo acontece com o queixo quadrado, que nos leva aos ancestrais com maxilar robusto, por conta da alimentação carnívora, que os faziam mais fortes.

O neurocientista ainda ressalta a relação de um famoso hormônio mais abundante nos homens: “a testosterona, onde a barba e o maxilar forte têm relação e indicam a capacidade reprodutiva e o sucesso da competição com outros homens”, conclui.

Empresários de olho nos barbudos

Além das mulheres, os empreendedores também estão de olho nos homens de barba. Eles atraem as mulheres e, claro, muitas vendas na indústria da beleza, que a cada ano lança novos produtos, desde aparelhos de barbear ao gel pós barba. E os empresários querem atrair cada vez mais esses homens vaidosos, que buscam uma barba desenhada e bem cuidada.

De acordo com o relatório da Research & Markets, o mercado de beleza masculina tem obtido resultados expressivos no Brasil e no exterior. Em 2023, a nível mundial, a previsão é de um faturamento de US $78,6 bilhões. 

Carolina Glogovchan

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

Ilustração. Foto: Arquivo/Folha Geral

Concursos na área da educação: oportunidades previstas em 2022

(Foto: Sesab)

Bahia registra 29.495 casos ativos de Covid-19 e mais 45 óbitos pela doença