em

Como estudantes universitários escrevem resumos de teses

Hoje vamos ensinar como você pode resumir as informações para escrever essas seções

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Os programas de graduação exigem que os alunos façam algum tipo de projeto ou pesquisa no último ano. Sem este projeto, os alunos não são elegíveis para obter seus diplomas. 

Tal como acontece com todos os projetos/investigações desta natureza, deverá haver uma tese que os acompanhe. A tese serve como documentação de todo o projeto.

Uma tese padrão tem alguns componentes principais, como resumo, declaração de tese, metodologia, trabalhos relacionados, suposições e experimentos, discussão e, finalmente, uma conclusão. 

De tudo isso, trabalhos relacionados, discussão e conclusão são as três seções que precisam ser resumidas.

Hoje vamos ensinar como você pode resumir as informações para escrever essas seções. Basicamente, contaremos com ferramentas e tecnologia para fazer a maior parte do trabalho pesado para nós, economizando tempo e esforço.

Como resumir informações para uma tese

Veja como você pode resumir as informações para uma tese.

1. Mantenha suas fontes em ordem

    Para criar resumos para sua tese você precisa ter todas as informações em ordem. Isso significa que você deve conhecer todas as suas fontes, bem como ter sua lista de referências criada no formato apropriado.

    Isso é necessário para evitar problemas de plágio posteriormente. Isso também o ajudará a manter seus resumos corretos e a não sair pela tangente. Outra coisa que você deseja fazer durante esse período é anotar todas as seções que deseja resumir.

    Ao se preparar para criar o resumo, você pode economizar muito tempo e dor de cabeça mais tarde.

    2. Encontre uma ferramenta de resumo

      Para resumir qualquer informação para sua tese, você precisará primeiro encontrar um resumidor de texto. Um resumidor de texto é uma ferramenta alimentada por IA que pode identificar pontos-chave em um determinado texto e extraí-los para fazer um resumo extrativo. Alguns resumidores também podem fazer resumos abstratos.

      Portanto, se você deseja resumir as informações para sua tese, você precisa usar essa ferramenta. Para encontrar um bom resumidor para você, acesse a Internet e navegue até a página inicial de um mecanismo de pesquisa.

      Você pode digitar algo relacionado a resumir textos ou escrever um resumidor de texto direto e pressionar a tecla Enter. Isso o levará a uma página SERPs com vários resultados de pesquisa. 

      A maioria deles serão ferramentas. Para encontrar alguém com as qualidades certas, atenha-se aos melhores resultados. Você não terá que passar por mais de cinco ou seis para encontrar uma ferramenta satisfatória.

      3. Insira as informações que você deseja resumidas

        Depois de selecionar um bom resumidor. Você deve começar inserindo as informações que deseja resumir. A maioria dos resumidores tem configurações que podem ser ajustadas, portanto, certifique-se de ajustá-las antes de começar a resumir.

        Para inserir as informações você pode copiá-las ou colá-las na ferramenta. Você também pode carregá-lo para a ferramenta se a opção estiver disponível. De qualquer forma, assim que a entrada for concluída, ajuste as configurações para obter a saída desejada.

        4. Ajuste as configurações e obtenha seu resultado

          Continuamos dizendo para ajustar as configurações, mas o que isso significa? Bem, um resumidor que se preze tem pelo menos a opção de ajustar o comprimento do resumo, bem como o formato da saída.

          Como só você sabe a extensão do seu resumo, você é o único que pode ajustar essa configuração adequadamente. Mas se você não sabe, experimente um pouco até ter uma noção das coisas.

          (Foto: Divulgação)
          (Foto: Divulgação)

          Basta ler o resumo depois de gerado para ter certeza de que as informações estão completas e que não falta nada.

          5. Cite suas fontes

            Agora você pode adicionar as informações resumidas à sua tese nas seções necessárias. É aqui que sua lista de referências será útil. Esta lista o ajudará a citar seus resumos para não ser acusado de plágio.

            Claro, se você está apenas resumindo partes de sua própria tese, não precisa citá-las. Mas esta é uma consideração importante porque as pessoas pensam que os resumos são suficientemente transformadores para não justificarem a sua citação. 

            Mas na escrita acadêmica isso não é verdade. Não importa quão transformadora seja a técnica, desde que você esteja usando o trabalho de outra pessoa, você precisa citá-lo.

            E isso é tudo que você precisa saber sobre como resumir informações para uma tese.

            Conclusão

            E aí está, como estudantes universitários podem escrever resumos de teses com a ajuda de ferramentas. Eles só precisam rastrear suas fontes e então encontrar uma ferramenta de resumo. Em seguida, insira suas informações na ferramenta e faça um resumo. Depois disso, basta citar suas fontes e o resumo da tese está feito.

            Nax R.

            Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

            (Imagem ilustrativa/Freepik)

            Tanto falta quanto excesso de carboidratos na dieta elevam mortalidade

            (Foto: Haeckel Dias/Ascom-PC)

            Bahia: Queixas de violência contra a mulher podem ser registradas em unidade do SAC