em

Volta às aulas em agosto: educação Infantil é fundamental para o desenvolvimento das crianças

Fase da educação infantil tem grande impacto no desenvolvimento cognitivo e social das crianças

Com o mês de agosto se aproximando, as atenções se voltam para a tão aguardada volta às aulas, e entre os níveis educacionais, a Educação Infantil ganha destaque especial. Especialistas e educadores ressaltam a importância fundamental dessa etapa, enfatizando o papel essencial que a Educação Infantil desempenha no desenvolvimento cognitivo e social das crianças

A Educação Infantil, como etapa inicial da jornada educacional, é o alicerce no qual se constroem as bases do aprendizado e desenvolvimento. É durante esse período que as crianças iniciam a exploração do mundo ao seu redor, desenvolvem habilidades motoras e começam a compreender conceitos fundamentais para sua formação. 

A diretora pedagógica Sabrina Scabin, do Colégio Carlota Benedita, destaca: “A Educação Infantil é uma fase fundamental no desenvolvimento integral da criança. Nesse período, a curiosidade natural das crianças é estimulada, incentivando-as a explorar, perguntar e aprender de forma lúdica e criativa. Isso contribui de forma muito positiva para o seu crescimento cognitivo e emocional”.

O retorno às aulas presenciais em agosto também proporciona aos pequenos uma oportunidade de interação social essencial para o seu desenvolvimento emocional. O convívio com os colegas e professores favorece a construção de vínculos afetivos, promove a empatia e o respeito ao próximo, aspectos que são de grande importância para a formação do caráter e da personalidade das crianças. 

Para os pais, a volta às aulas em agosto traz um alívio emocional ao verem seus filhos retornando à rotina escolar, o que possibilita um equilíbrio entre a vida acadêmica e a convivência familiar. Além disso, o ambiente escolar proporciona uma estrutura adequada para o aprendizado, com a mediação de professores preparados para estimular o desenvolvimento das crianças. 

“A valorização dessa etapa e o retorno das crianças ao ambiente escolar contribuirão para seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social, preparando-as para um futuro promissor”, ressalta a diretora do Colégio Carlota Benedita, escola especializada em educação infantil e berçário.

Luis W.

Especialista em publicações diversas. Sempre pronto para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Foto: Divulgação/GOVBR)

Bahia tem saldo de 8,3 mil empregos com carteira assinada em junho, melhor do Nordeste

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Caminhar após a refeição ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue