Vai fazer ENEM? Saiba como se preparar para a prova
Siga nossas redes

Busque no site

Publicidade

Educação

Vai fazer ENEM? Saiba como se preparar para a prova

Pedagogo dá dicas para os candidatos alcançarem melhores resultados na avaliação que acontecerá, excepcionalmente, em janeiro

Leitura: 3 minutos

Considerado como uma das principais vias de acesso ao ensino superior, o ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio), é aplicado todos os anos para milhões de estudantes. Na última prova, em 2019, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), foram 3,9 milhões de candidatos. Embora este esteja sendo um ano atípico por conta da pandemia de covid-19, o exame está programado para acontecer em janeiro de 2021. 

Ainda que com dificuldades e muitos obstáculos a serem superados, o estudante precisará estar atento e bastante empenhado para obter bons resultados na prova, que avalia o desempenho em conteúdos do ensino médio. Professor Luizinho Magalhães, diretor acadêmico da rede de escolas Luminova, que tem por objetivo democratizar o acesso à educação de qualidade, compartilha uma série de dicas importantes para ajudar nos estudos para quem vai se submeter à prova. 

Aproveite o fim do ano e o recesso escolar para estudar

As férias são para descansar, espairecer. Mas, dada a importância do ENEM na vida do estudante, é importante que ele reserve algumas horas do dia para retomar os estudos, mesmo longe da sala de aula. Há muitas plataformas digitais e gratuitas que oferecem revisão de conteúdo ou simulados do ENEM e dos principais vestibulares do País.

Mantenha uma rotina de estudos, sem exageros, mas com foco

Vale revisar conteúdos, sobretudo os que têm maior dificuldade, mas também é preciso fazer pausas, estabelecer limites e horários para estudos. Nessa fase, o ideal é que o jovem estude de vinte minutos até uma hora e meia por dia. Sabendo diferenciar esses períodos dos momentos de lazer, a rotina que antecede a prova se torna mais leve e menos desgastante.

Do caderno ao tablet: anote!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

Seja pelo tradicional caderno, lápis e livro, ou pelo tablet, computador e até mesmo celular, fazer anotações sobre o conteúdo é uma importante ferramenta de memorização. Leia o texto e escreva palavras-chaves de um lado e informações mais esmiuçadas do outro. Depois, faça um resumo – que pode ser também desenhos, fluxogramas ou gráficos – e leia tudo novamente. 

Leia obras literárias obrigatórias e as que lhe agradam mais

Embora a prova cobre algumas obras literárias, ler é um hábito saudável e enriquecedor. Melhoramos nosso vocabulário substancialmente e aprendemos muito com a leitura, seja de títulos obrigatórios ou não. Além disso, ler também pode ser muito prazeroso e uma forma de espairecer e se distrair. Este último é algo importante, também, para quem se prepara para uma avaliação complexa como o ENEM. 

(Foto: Kátia Ribeiro de Souza)
(Foto: Kátia Ribeiro de Souza)

Leve em conta o lado emocional

Somos seres humanos, sofremos, nos decepcionamos e ficamos inseguros, mas é preciso passar por cada uma dessas emoções com serenidade e equilíbrio. Estudar é importante, revisar conteúdos é fundamental, mas estar bem consigo mesmo fará toda diferença ao se submeter à prova. Evite passar mais de duas horas seguidas estudando e procure praticar um hobby, ou alguma atividade que goste mais, em pequenos intervalos. Relaxar e descansar na véspera fará com que o candidato esteja bem, física e psicologicamente, quesitos tão importantes quanto dominar os assuntos da avaliação. E, como o ano de 2020 foi difícil e muito atípico para todos, é importante ter em mente que, independentemente de resultados, demos o nosso melhor e o que resta agora é buscar equilíbrio entre estudos e lazer, praticar atividades ou hobbies, lembrando que, nestes tempos, sempre com a devida segurança.

*Conteúdo colaborativo para o Folha Geral

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

*Com Agência de Notícias

Veja também

Saúde

Em pesquisa dinamarquesa, programa de um ano de exercícios permitiu ganhos expressivos que compensaram perda muscular posterior; ideal é que atividades físicas sejam praticadas...

Educação

Demanda em hospitais e clínicas de saúde impulsiona a procura por especializações no ramo

Notícia

Na trend, trabalhadores compartilham os benefícios que recebem das empresas

Notícia

Estudo aponta que região da Lagoa Azul, em Porto Seguro, deveria ser transformada em unidade de conservação

Publicidade

Publicidade