em

Como declarar previdência privada?

Declarar corretamente os diferentes planos é essencial para evitar problemas com o fisco

Os contribuintes que possuem planos de previdência privada devem ficar atentos ao declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de declarar suas contribuições em previdência privada. É necessário declarar tanto os valores das contribuições do ano anterior quanto os rendimentos e as quantias possivelmente resgatadas.

É importante conferir as informações constantes nos informes de rendimento fornecidos pela instituição financeira responsável pelo plano. Também é preciso levar em conta, ao declarar o imposto de renda, caso tenha mais de um plano de previdência privada.

Antes de declarar a previdência privada, é preciso declarar a previdência social e também outras contribuições ou rendimentos que possa ter tido no ano anterior. O melhor a se fazer é organizar tudo antes de começar para que não se esqueça de entrar com as informações necessárias.

Também se faz necessário saber se o plano é PGBL ou VGBL para que se declare corretamente. As informações de planos PGBL devem entrar como contribuições em “Pagamentos Efetuados” e “Previdência Complementar”. Já o plano VGBL precisa estar em “Bens e Direitos” e “Vida Gerador de Benefício Livre”.

As contribuições do PGBL são dedutíveis na declaração do imposto de renda, mas se limitam a 12% do rendimento tributável incluído na base de cálculo. A tributação do VGBL, por sua vez, não é dedutível na declaração de ajuste anual. Assim, quando ocorre resgate do plano, o imposto incidirá sobre a diferença entre o valor recebido e o valor aplicado.

Quando casais fazem a declaração conjunta, incluindo um como dependente do outro, é importante relacionar todas as contribuições para planos de previdência feita em nome dos dois. É preciso trabalhar como um time para acertar a declaração conjunta. Organização e planejamento ajudam a manter a burocracia em dia.

Quanto antes começar a se planejar para fazer a declaração do imposto de renda, melhor. Com tempo e tranquilidade para pesquisar as formas corretas de declarar, o estresse é reduzido. É de extrema importância declarar o imposto de renda corretamente para não cair na malha fina, o que pode render uma grande dor de cabeça.

A malha fina pode tanto ser causada por erros simples, como digitar um número incorreto, por omissão de informações, como a falta de declaração de rendimentos ou bens, entre outros. Isso pode levar ao pagamento de multas e juros. O melhor é prestar bastante atenção no momento de preencher todos os campos necessários.

Laura Fassina

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Conheça as 6 tecnologias no mercado imobiliário 

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Cuidado! Suas senhas podem estar em fóruns na internet e facilitar invasões hackers