em

Produção industrial baiana registrou queda de 4,6% em outubro

Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana assinalou queda de 7,2%

(Foto: Mateus Pereira/GOVBA)
(Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

Em outubro de 2022, a produção industrial (transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, registrou recuo de 4,6% frente ao mês imediatamente anterior, quarta queda consecutiva, em setembro a taxa foi de -1,4%. Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana assinalou queda de 7,2%. No período de janeiro a outubro de 2022, o setor industrial acumulou taxa positiva de 4,2% e no indicador acumulado dos últimos 12 meses, houve acréscimo de 1,1%, em relação ao mesmo período anterior. As informações fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação de outubro de 2022 com igual mês do ano anterior, a indústria baiana apresentou queda de 7,2%, com oito das 12 atividades pesquisadas assinalando recuo da produção. O setor de Derivados de petróleo (-9,0%) registrou a maior contribuição negativa, devido à queda na produção de óleo diesel, gasolina e GLP. Outros segmentos que registraram decréscimo foram: Produtos químicos (9,5%), Metalurgia (-35,0%), Extrativa (-14,7%), Borracha e de material plástico (-9,8%), Celulose, papel e produtos de papel (-1,1%), Couro, artigos para viagem e calçados (-1,9%) e Bebidas (-3,2%). O setor de Veículos registrou variação nula no mês. Por sua vez, o segmento de Produtos alimentícios (3,2%) exerceu a principal influência positiva no período, explicada especialmente pela maior fabricação de carnes bovinas frescas e/ou refrigeradas, farinha de trigo e biscoitos e bolachas. Outros resultados positivos no indicador foram observados nos segmentos de Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (144,3%) e Minerais não metálicos (6,1%).

No acumulado dos últimos 12 meses, comparado com o mesmo período anterior, a taxa da produção industrial baiana foi de 1,1%. Quatro dos 12 segmentos da Indústria geral influenciaram o resultado, com destaque para Derivados de petróleo (26,4%), Minerais não metálicos (4,7%), Equipamentos de informática e produtos eletrônicos (76,2%) e Couro, artigos para viagem e calçados (1,2%). Negativamente, destacaram-se os segmentos de Metalurgia, que registrou queda de 40,0%. Importante ressaltar, também, os resultados negativos assinalados por Veículos (-80,7%), Produtos alimentícios (-5,8%), Borracha e material plástico (-10,0%), Extrativas (-9,6%), Celulose, papel e produtos de papel (-3,2%), Bebidas (-8,6%) e Produtos químicos (-0,9%).

Comparativo regional

O crescimento no ritmo da produção industrial nacional, com taxa de 1,7%, na comparação entre outubro de 2022 com o mesmo mês do ano anterior, foi acompanhada por sete dos 14 estados pesquisados, destacando-se as principais taxas positivas assinaladas por Mato Grosso (15,8%), São Paulo (7,7%), Rio de Janeiro (6,5%) e Minas Gerais (6,4%). Por outro lado, Espírito Santo (-20,7%) e Paraná (-14,5%) registraram as maiores variações negativas nesse mês.No período janeiro a outubro de 2022, Mato Grosso (24,5%), Amazonas (4,5%), Rio de Janeiro (4,2%) e Bahia (4,2%) registraram os maiores avanços no período. Oito dos 14 locais pesquisados registraram taxa negativa, com destaque para os recuos mais acentuados em Pará (-8,1%), Espírito Santo (-6,7%), Ceará (-4,6%) e Santa Catarina (-3,9%).

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Varejo baiano registra variação negativa de 0,4 % em outubro

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Legal design: o futuro do direito