em

O volume de serviços na Bahia cresceu 1,0% em setembro de 2022

O volume de serviços na Bahia avançou 4,8%, em relação ao mês de setembro do ano anterior

O setor de frigoríficos entrou no rol de serviços essenciais pelo decreto nacional assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, em março (Foto: ANPr/SINDIAVIPAR)
(Foto: ANPr/SINDIAVIPAR)

O volume de serviços na Bahia em setembro de 2022 cresceu 1,0%, na comparação com agosto de 2022, na série com ajuste sazonal. As informações com foco no segmento baiano, analisadas nesta quarta-feira (16) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), constam na Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE. 

O volume de serviços na Bahia avançou 4,8%, em relação ao mês de setembro do ano anterior. Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (10,5%) que contabilizou a variação positiva mais expressiva. Seguidas pela atividade de Serviços prestados às famílias(7,3%). Depois, Serviços profissionais, administrativos e complementares (6,3%). Por outro lado, Outros serviços (-19,1%) e Serviços de informação e comunicação (-4,9%) contribuíram negativamente.  

No acumulado de janeiro a setembro de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior, o volume avançou 8,2%, impulsionado pelas atividades de Serviços prestados às famílias(42,1%). E, no acumulado dos últimos 12 meses, em relação ao mesmo período do ano anterior, expandiu 6,8%, impulsionado também pelas atividades de Serviços prestados às famílias(44,7%). 

A receita nominal de serviços na Bahia cresceu 12,7% em relação ao mês de setembro ano anterior. Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (21,5%) que contabilizou a variação positiva mais expressiva. Seguidas pela atividade de Serviços prestados às famílias(16,3%). Depois, Serviços profissionais, administrativos e complementares (12,7%). Por outro lado, Outros serviços (-11,8%) e Serviços de informação e comunicação (-5,8%) contribuíram negativamente. 

No acumulado de janeiro a setembro de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior, a receita nominal avançou 20,1%, impulsionado pelas atividades de Serviços prestados às famílias(50,8%). E, no acumulado dos últimos 12 meses, em relação ao mesmo período do ano anterior, expandiu 17,9%, impulsionado também pelas atividades de Serviços prestados às famílias(53,2%). 

O volume das atividades turísticas na Bahia caiu 1,3% em setembro de 2022 

Em setembro de 2022, o índice de volume das atividades turísticas no Brasil cresceu 0,4% frente ao mês imediatamente anterior, terceiro resultado positivo seguido, período em que acumulou um ganho de 3,2%. E, a Bahia caiu 1,3%.  

No volume das atividades turísticas, quando comparado com o mês de setembro do ano anterior, o Brasil cresceu 22,5%, 18ª taxa positiva seguida, sendo impulsionado, pelo aumento na receita de empresas que atuam em transporte aéreo; locação de automóveis; restaurantes; hotéis; serviços de bufê; e rodoviário coletivo de passageiros. Nessa análise a Bahia seguiu o mesmo comportamento e cresceu 8,0%.  

No acumulado de janeiro a setembro de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior, o volume da Bahia avançou 31,1%. E, no acumulado dos últimos 12 meses, em relação ao mesmo período do ano anterior, expandiu 34,3%. 

Em relação a receita nominal das atividades turísticas na Bahia, caiu 1,3%, frente ao mês imediatamente anterior. Expandiu 23,5% em relação a setembro de 2021. No acumulado de janeiro a setembro de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior, avançou 55,8%. E, no acumulado dos últimos 12 meses, em relação ao mesmo período do ano anterior, expandiu 57,1%.

*Com informações da SEI

(Foto: Kiara Worth/UNFCCC)

Indígenas acessam diretamente só 7% dos recursos doados para que preservem florestas

(Foto: Reprodução)

Dívida de igrejas com a União dobrou durante governo Bolsonaro