em

6 bons motivos para investir em terrenos

Algumas construtoras dão a oportunidade ao cliente de negociar o pagamento do terreno

Investir em terrenos é considerado um dos investimentos mais seguros. Muitas vezes, o sonho de adquirir um imóvel e sair do aluguel pode parecer distante, mas se a aquisição for realizada da forma correta, a parcela do terreno pode ser até mesmo menor que o aluguel. Pensando nisso, listamos 6 bons motivos para investir em terrenos:

1. Valorização

Por ser um bem durável, o terreno não sofre desvalorização, na verdade a tendência é que o valor do imóvel valorize com o avanço e melhorias realizadas na região, como a presença de shoppings, hospitais e escolas próximas. Um grande exemplo disso são os terrenos em Balneário Camboriú, região em que o m² é um dos mais valorizados no Brasil: com alta de 24,9% nos últimos 12 meses e de 5,16% entre março e abril de 2022, segundo o Índice FipeZap.

2. Segurança 

Como dito, investir em imóveis é uma opção de empreendimento confiável e segura, já que se trata de um bem que não se desgasta e faz parte de um mercado que se mantém ativo, mesmo em épocas de crises econômicas. Durante a pandemia de COVID-19, por exemplo, o mercado imobiliário foi um poucos investimentos que se manteve relativamente estável e lucrativo, comparado às outras opções disponíveis.

3. Facilidade de negociação

Algumas construtoras dão a oportunidade ao cliente de negociar o pagamento do terreno. Isso ajuda e facilita o investimento, já que muitas vezes investir em um imóvel próprio pode ser muito mais vantajoso do que alugar um imóvel se comparados os benefícios e valores pagos.

4. Personalização

Um dos motivos mais agradáveis é saber que aquele terreno será seu, portanto você decidirá o que será construído ou quais os materiais serão utilizados, de acordo com as suas vontades e preferências. Estando dentro das regras impostas pela construtora, tudo poderá ser pensado e planejado para realizar o seu sonho.

5. Venda

Como esse investimento fica mais popular com o passar do tempo, a venda se torna um processo muito mais rápido e prático, já que a procura por imóveis é alta e o número de investidores nesse nicho de empreendimento cresce a cada ano. Além disso, a longo prazo, o imóvel será totalmente seu, o que garante mais economia ao proprietário.

6. Tempo para construir

A velocidade em que a construção da casa acontece é exclusivamente decidido por você. Todas as etapas podem ser pensadas de acordo com o seu orçamento disponível, permitindo que o andamento da obra aconteça de forma confortável e no momento certo.

Um empreendimento pode garantir conforto, tranquilidade, segurança e rentabilidade a médio e longo prazo. Para isso, é importante que a aquisição seja feita de forma programada, já que cada um possui necessidades e orçamentos diferentes.

Lembre-se de  avaliar todos os prós e contras das opções disponíveis, comparar valores e taxas, além de também considerar quais são os seus sonhos e desejos. Dessa forma será mais fácil visualizar qual opção será a mais valiosa para você.

Carolina Glogovchan

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Rawpixel)

Para 83% dos jovens entrevistados, marketplace é o meio mais conveniente de comprar, mostra pesquisa

(Foto: Andre Taissin/Unsplash)

Previdência privada: Saiba como são cobradas as taxas