em

Bahia Farm Show demonstra diversificação em espaço dedicado à agricultura familiar

O pavilhão da agricultura familiar abrange 34 estandes com produtores de diversas localidades da Bahia e do Brasil

Cada vez mais diversificada e buscando representar todas as escalas de produção agrícola, do grande ao pequeno, a 16ª edição da Bahia Farm Show ampliou em mais de 200% o espaço para abrigar produtores e associações que tiram do campo o sustento e fortalecem as economias locais. Durante a feira agrícola, que está aberta para a exposição do público até o próximo sábado (4), o pavilhão da agricultura familiar abrange 34 estandes com produtores de diversas localidades da Bahia e do Brasil que estão trazendo artesanato de pano, indígena e quilombola; produção de mel e cachaça; produtos derivados de carnes especiais, do leite, milho, mandioca, cacau e frutos do cerrado; variedades de doces e biscoitos.

É o caso da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), que veio de Ilhéus no sul da Bahia, para expor pela primeira vez na feira agrícola chocolates da marca Natucoa Chocolate Sul Bahia, criada em 2019. A matéria prima utilizada na produção dos chocolates finos é produzida por pequenos e médios produtores da agricultura familiar. “Nosso cacau é produzido com responsabilidade ambiental e social, para termos um produto de qualidade e com diferencial no resultado final. Temos chocolates com variedade na porcentagem de cacau, geleias com cacau, entre outros”, destaca o representante comercial da marca, Marcelo Bastos.

Pavilhão agricultura familiar Bahia Farm Show 2022 (Foto: Divulgação)
Pavilhão agricultura familiar Bahia Farm Show 2022 (Foto: Divulgação)

Quem também está no pavilhão voltado para a Agricultura Familiar é a Fino Sertão – Carnes Especiais. Vinda de Feira de Santana, a empresa apresenta pela primeira vez produtos de carré shot, costela de tira, filé lombo, pernil desossado à buchada e sarapatel. “Nossas peças são da cooperativa FrigBahia, cortes nobres de cordeiros e cabritos jovens, abatidos até seis meses, seguindo todas as normas sanitárias necessárias. Estamos muito satisfeitos para apresentar o nosso produto para o público da Bahia Farm Show”, disse o representante comercial Lenildo Rios.

Ainda na tentativa de atrair o paladar dos visitantes, a empresa “Cacau Cerrado” está pela primeira vez na feira para apresentar ao público em geral que é possível produzir cacau no Oeste da Bahia. Ao conhecer o espaço, Darcy Itiberé enfatizou sobre a qualidade dos produtos de cacau e diz ter gostado da ideia da exposição da agricultura familiar. “Precisamos mostrar mais o que fazemos de bom para o mundo”, reforça. Ao visitar a Bahia Farm pela primeira vez, Sandro dos Santos, gostou de ver também a exposição da agricultura familiar. “Os estandes são bem organizados, e com muito produto diferente como o artesanato”, afirma ele, que veio de Irecê para prestigiar a feira agrícola.

Pavilhão agricultura familiar Bahia Farm Show 2022 (Foto: Divulgação)
Pavilhão agricultura familiar Bahia Farm Show 2022 (Foto: Divulgação)
(Imagem ilustrativa/Pixabay)

A positividade tóxica pode afetar a saúde mental?

Apresentação do primeiro Hospital do Câncer da Região Oeste durante a Bahia Farm Show (Foto: Divulgação)

Primeiro Hospital do Câncer da Região Oeste é apresentado durante a Bahia Farm Show