Após dois anos de hiato em função da pandemia da Covid-19, a Bahia Farm Show volta a ser realizada com a expectativa de superar, pela primeira vez, a barreira dos R$ 2 bilhões na prospecção e fechamento de negócios. Maior vitrine do agronegócio do Norte e Nordeste do Brasil, a feira agrícola chega com a infraestrutura pronta e ampliada para receber o público visitante nesta terça-feira (31), a partir das 9h, em Luís Eduardo Magalhães. Durante cinco dias, 360 empresas expositoras, representando mais de 1200 marcas, estarão distribuídas em 191 mil metros quadrados, para apresentar o que há de mais moderno em máquinas, equipamentos, implementos e tecnologias que vão proporcionar mais produtividade e rentabilidade para os agricultores no campo.

Na terça-feira (31), a partir das 14h30, está prevista a visita às instalações da feira, pelo presidente da república, Jair Messias Bolsonaro (PL), e pela manhã, às 10h, a abertura da programação de palestras com o tradicional Fórum de Inovação e Tecnologia. O evento, que será televisionado pelo Canal Rural, e realizado este ano na Praça do Coreto (em frente ao estande da Aiba), vai debater a “A inovação do agro na era digital” com profissionais e especialistas que são referências do setor do agronegócio, como o ex-ministro da agricultura e um dos fundadores da Embrapa, Alysson Paulinelli. 

Na quarta-feira (1º), a partir das 10h, será realizada a abertura oficial, pelo presidente da Bahia Farm Show e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi, que juntamente com representantes do agronegócio local, vão receber os governadores da Bahia, Rui Costa (PT), e do Tocantins, Wanderlei Barbosa (sem partido), que deverão assinar um Termo Declaratório de Divisa Territorial que reafirma a demarcação da divisa entre os dois estados.

Diante da conjuntura favorável, Odacil Ranzi acredita que a perspectiva é de mais uma edição de sucesso da Bahia Farm Show. “Passamos por um período de isolamento. Aproveitamos este momento difícil para mostrar a força do agronegócio, que não parou. Os resultados positivos na comercialização das feiras que antecederam a Bahia Farm e o otimismo dos agricultores com os números da colheita da safra 2021/22 trazem a esperança de bons negócios. Estaremos reunindo, mais uma vez, todos os elos do setor do agronegócio e aproximando as soluções em tecnologia para a aplicação do produtor no campo, com a facilidade de pagamento por parte das instituições financeiras”. Estarão presentes, prontas para negociar crédito com os melhores juros e condições facilitadas de parcelamento: Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco Original, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Cooperfarms, Desenbahia, Santander, Sicredi e Sicoob.

Quem visitar a Bahia Farm, para conferir as novidades em tecnologia para o setor agrícola, vai ver uma feira ainda maior e mais bonita, ampliada em 33% da área, saindo de 144 mil m² para 191 mil m², levando mais para as empresas expositoras, com 14 novas ilhas – totalizando 61 – e um novo pavilhão coberto. O complexo abrigará dois restaurantes, duas áreas de alimentação e uma nova área de food truck, além do parque de diversão. O passeio pelas ruas 100% asfaltadas, parte delas cobertas, ficará ainda mais agradável por causa do paisagismo e do bosque de plantas nativas, além da exposição fotográfica a céu aberto que retrata as belezas da produção agrícola e da natureza do cerrado. As novidades desta edição ficam por conta da Praça do Museu, onde será possível fazer uma viagem no tempo e conferir máquinas e veículos antigos que já foram utilizados no campo, e ampliação do espaço da agricultura familiar, com 34 estandes de artesanato e gastronomia com frutos e alimentos do cerrado.

Serviço – A Bahia Farm Show será realizada entre os dias 31 de maio a 4 de junho, das 9h às 19h. O evento contará com exposição de tecnologia do setor agrícola, lançamento de produtos e serviços, extensa programação de palestras e debates, leilões de gado de corte e de leite, dentre outros. Os ingressos para ter acesso ao evento custam R$ 20,00, e a partir deste ano, podem ser adquiridos de forma antecipada, sem precisar pegar fila, pela internet no site, ou, presencialmente, no formato tradicional. Parte da renda dos ingressos será revertida para o Hospital do Oeste, dentro do projeto “Ingresso Solidário”.

Bahia Farm Show (Foto: Paula Froes/GOVBA)
Bahia Farm Show (Foto: Paula Froes/GOVBA)

Serviço

Informações, programação completa e ingressos no site: www.bahiafarmshow.com.br

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias