em

Uma série de alimentos pode substituir o arroz para variar as refeições

Com a alta nos preços do cereal, muitos procuram alternativas mais em conta para compor o prato

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

O preço do arroz tem ido às alturas, e o brasileiro já começa a se questionar como substituí-lo em sua dieta para economizar. O arroz com feijão faz parte da cultura popular e se tornou base da alimentação do brasileiro. No entanto, há diversas formas de substituir o arroz e manter as qualidades nutricionais do cereal. O arroz é uma fonte de carboidratos, mas também contém vitaminas A, B1, B2, B6 e B12, além de minerais como ferro, magnésio, zinco e fósforo. Há outras opções para compor o prato que cabem no bolso.

É possível substituir o arroz por alimentos de outros grupos alimentares como raízes e tubérculos. Assim, alimentos como o inhame, a mandioquinha ou a batata-doce podem entrar no prato do brasileiro quando o arroz não estiver presente. Essas opções apresentam uma composição nutricional parecida com a do arroz e têm versatilidade para fazer parte de uma gama de receitas e não entediar as papilas gustativas de quem se alimenta.

Também dá para usar o macarrão no lugar do arroz, principalmente o integral, que contém carboidratos complexos e fibras. No entanto, a dupla arroz com feijão proporciona uma combinação ideal, pois apresenta aminoácidos essenciais complementares. Portanto, quando se substitui o arroz, é preciso prestar atenção na composição do prato, para que o feijão também não seja tirado de cena, o que poderia implicar em uma desvalorização nutricional da dieta.

Também é possível utilizar, ao invés do arroz, aveia, soja, canjica salgada ou cuscuz. Algumas pessoas podem se perguntar se cuscuz engorda. Na verdade, isso dependerá da quantidade consumida. Fontes de carboidratos, quando ingeridas em excesso, podem levar, sim, a engordar. Assim, esses alimentos devem ser consumidos com moderação. O cuscuz, por exemplo, não é tão calórico quanto um pão francês. O que adiciona calorias também são os outros ingredientes que as pessoas podem colocar nas receitas com cuscuz.

Outra moda é fazer arroz de legumes, que nada mais é do que os legumes como couve-flor ou brócolis picadinhos em pedaços mínimos que lembram esteticamente o arroz. Utilizando o processador, o resultado se parece bastante com o arroz. No entanto, as propriedades nutricionais são outras. Esses legumes são ricos em vitaminas e minerais, bem como fibras, mas não apresentam a mesma quantidade de carboidratos. Assim, esta seria uma opção light com menor valor calórico. O importante é manter a variedade para uma diversidade de nutrientes que faça bem ao corpo.

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias

Sair da versão mobile