em

O poder do Chatbot para potencializar seu negócio no WhatsApp

O chatbot é um tipo de ferramenta de comunicação automatizada e robotizada

O relacionamento com o cliente é a chave de sucesso de toda empresa, pois o relacionamento da marca com o cliente gera vendas e fidelização, fatores essenciais para o mantimento e crescimento da empresa. 

Pensando nisso, trouxemos neste artigo como o chatbot pode auxiliar na gestão de relacionamentos e como essa ferramenta pode potencializar o seu negócio. Além de explicar como utilizar o chatbot no WhatsApp, vamos explicar como o CRM pode auxiliar em toda a comunicação da sua marca com o cliente via WhatsApp. 

O que é chatbot para WhatsApp 

O chatbot é um tipo de ferramenta de comunicação automatizada e robotizada. O bot é um robozinho que conversa com as pessoas que entram em contato com a sua empresa, podendo utilizar inteligência artificial ou não. 

Assim, chatbot para WhatsApp é uma ferramenta de automação para o atendimento. É possível personalizar o bot, criando diálogos conforme a identidade visual da marca, o “jeito de falar” de cada empresa. 

Por que utilizar o chatbot no WhatsApp? 

O chatbot pode ser utilizado em diferentes chats, como chat de site ou de outros aplicativos de comunicação. Mas, nós recomendamos que a comunicação da sua empresa seja feita pelo WhatsApp, pois o WhatsApp é um dos aplicativos mais baixados no Brasil, estando em milhares de celulares. 

Dessa forma, escolher o WhatsApp para a comunicação da sua empresa é muito vantajoso devido ao número de usuários, ou seja, a sua empresa consegue se comunicar com milhares de pessoas, pois praticamente todo brasileiro tem o app no celular e utiliza o mesmo centenas de vezes por dia. 

Utilizar o WhatsApp para a comunicação da sua empresa é como ter um outdoor gigante espalhado pelo Brasil. Assim, dentre tantas opções de apps de comunicação e chats, utilizar a automação do chatbot no WhatsApp é mais vantajoso para as empresas. 

Vantagens de escolher o WhatsApp como meio de comunicação 

Além da questão do número de usuários que o app tem, utilizar o WhatsApp na comunicação tem outras vantagens, como:

  • Comunicação em tempo real 
  • Uso de emojis, figurinhas. O que facilita a comunicação da marca com o cliente 
  • Atualizações frequentes 
  • Opção de catálogo na versão Business 
  • Envio de fotos e vídeos (sempre pedir permissão para o cliente)
  • Uso de enquetes 
  • Possibilidade de ligação pelo app 

O WhatsApp é um aplicativo bem completo e com atualizações frequentes, o que facilita a comunicação devido aos recursos que o app tem. 

Além disso, o WhatsApp surgiu como uma rede social pessoal, com isso, as pessoas tendem a ser menos formais ao conversar pelo app, o que facilita a criação de um relacionamento entre marca e cliente. 

Poder do chatbot: saiba como utilizar 

O chatbot tem o poder de melhorar o atendimento, e não existe vendas sem atendimento, o que faz do chatbot tão poderoso e uma ferramenta que potencializa o seu negócio. 

Um atendimento mais rápido e feito em qualquer dia e qualquer hora é o que todo cliente busca, mas manter uma equipe disponível 24h não é algo barato e nem mesmo possível para todas as empresas. Mas, com o chatbot isso se torna possível, pois o bot é um robô, o qual não cansa e nem tem horário de trabalho. 

Assim, utilizar chatbot no WhatsApp permite que a sua empresa tenha um atendimento em qualquer horário e dia, todas as pessoas que entram em contato receberão uma mensagem de saudação e com o uso do chatbot, receberão um real atendimento. 

No chatbot a sua empresa cria fluxos de conversa, diálogos, cria respostas e demais mensagens automatizadas. O bot terá gatilhos que irão disparar respostas criadas de forma personalizada pela sua empresa. Ou seja, gatilhos são frases que o cliente/lead irá escrever ou selecionar e que irão direcionar a resposta do bot. 

Dessa forma, os clientes e leads terão um atendimento prévio, e quando um humano puder responder, o mesmo já saberá as principais dúvidas e qual o interesse do cliente ou lead, fazendo com o atendimento seja mais rápido e até mesmo que o tempo de venda seja reduzido. 

CRM para WhatsApp 

Para aproveitar ao máximo os recursos do WhatsApp e do Chatbot na comunicação com os clientes e também leads (pessoas que ainda não realizaram uma compra, mas que forneceram algum contato para a empresa, como e-mail  ou número de telefone) é preciso organização, e nessa etapa que o WhatsApp CRM entra. 

O CRM organiza os fluxos de mensagens, armazena os dados dos leads e clientes, mantém um histórico de interações entre marca e clientes, métrica quantas mensagens foram abertas e quantas respondidas, e outras ferramentas/funções que facilitam a organização da comunicação via WhatsApp. 

Assim como um CRM para e-mail, o CRM para WhatsApp tem funções similares, com ele é possível criar fluxos de mensagens conforme etapa de compra que o lead está ou conforme campanha que o lead converteu. 

O CRM faz com que a comunicação da marca com o cliente seja direcionada e assertiva. Por exemplo, leads que converteram na campanha “X sobre calçados rosas”, receberão conteúdos referentes aos calçados rosas, ou seja, receberão um conteúdo que já é do interesse dele, o que facilita a compra e interesse pela sua empresa. 

Além da questão de uma comunicação assertiva conforme interesse do lead, o CRM permite a criação de fluxos de conversas, mantendo uma frequência saudável no envio das mensagens. Dessa forma, a sua empresa não é esquecida pelo lead. 

Ou seja, o WhatsApp é o portal de comunicação com o cliente, o chatbot é o atendimento ágil e robotizado, e o CRM é a ferramenta que organiza a comunicação. Utilizar essas três ferramentas é o futuro de toda empresa, especialmente do segmento B2C, pois o WhatsApp é muito mais visto do que o tradicional e-mail. 

Assim, se você deseja ser visto e respondido pelos leads é preciso migrar o quanto antes para o app em que os seus futuros clientes estão, o WhatsApp. E fazer essa migração já com uma estratégia de relacionamento, de engajamento e de vendas é muito mais fácil com o uso do CRM, e manter um relacionamento e entregar um atendimento de qualidade com o chatbot é muito mais fácil e barato.

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

Sair da versão mobile