em

Quais as vantagens de contratar um síndico profissional para o condomínio?

Além de ser um indivíduo qualificado para a função, o síndico profissional também pode solucionar problemas com mais imparcialidade

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Os síndicos têm um papel fundamental em um condomínio. Eles são os responsáveis por administrar recursos financeiros, zelar pela segurança do local e solucionar quaisquer conflitos que possam surgir entre os moradores – sempre de uma forma justa e equilibrada. Todas as pessoas que vivem no conjunto são afetadas pelas ações do síndico, então é muito importante escolher alguém que se adeque para a função.

Muitos condomínios costumam eleger seus síndicos entre os próprios moradores, geralmente entre as pessoas que estão dispostas a assumir tais responsabilidades. Contudo, nem sempre é uma boa ideia, considerando que esse morador pode usar sua posição privilegiada em benefício próprio, trazendo uma gestão parcial que não beneficia a todos os envolvidos.

A solução que muitos condomínios vêm adotando é a contratação de um síndico profissional, por meio de uma empresa especializada. Essa pessoa pode ser encarregada de todas as funções de gestão ou apenas de parte delas, buscando aliviar o excesso de trabalho do síndico eleito. Contar com um indivíduo especializado na função pode trazer diversas vantagens.

Gestão mais assertiva

Um síndico profissional costuma ter as mesmas atribuições administrativas de um síndico morador. A diferença é que se trata de uma pessoa qualificada para tais responsabilidades, seja por meio de cursos de gestão ou com diploma superior em administração.

Esse diferencial é muito importante durante a tomada de decisões, pois o profissional consegue enxergar com mais clareza tudo que precisa ser melhorado, além de administrar melhor os fundos financeiros nesse processo. Dessa forma, é possível notar uma evolução maior em um curto espaço de tempo.

Visão imparcial

Contar com uma pessoa de fora para resolver os conflitos internos é sempre uma boa estratégia, pois nem sempre um síndico morador consegue solucionar com toda a imparcialidade que se espera da sua posição. O profissional não possui nenhum tipo de vínculo com as pessoas envolvidas, facilitando encontrar soluções que respeitem ambos os lados.

Existem inúmeros motivos que podem causar desavenças entre os moradores de um condomínio. Contar com um profissional imparcial para mediar essas situações é a melhor alternativa para evitar problemas maiores.

Transparência na gestão

Os síndicos profissionais são totalmente transparentes com os moradores dos condomínios que administram. Toda decisão é comunicada previamente, e o feedback das pessoas também é levado em consideração, visando garantir a satisfação da maioria.

Sendo assim, decisões e processos mais burocráticos para o funcionamento do prédio passam a ser responsabilidades do síndico profissional. A contratação de uma empresa terceirizada de limpeza, providenciar a instalação de gás em condomínio, fazer atas de reunião, contratar empresa de segurança e fazer cobranças dos condôminos são alguns exemplos de tarefas do síndico. 

Essa terceirização dos serviços de síndico colabora para que os moradores não precisem exercer a função de síndico, evitando que se sobrecarreguem com questões pessoais e do condomínio. Além disso, tudo relacionado ao prédio se torna responsabilidade de um profissional experiente com esse tipo de trabalho, o que traz mais segurança e eficiente para tudo que envolve o condomínio.

Luis W.

Especialista em publicações diversas. Sempre pronto para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Vini Jr e o racismo que nos adoece

(Imagem ilustrativa/Freepik)

O Aviator alça voo: Navegando pelos melhores cassinos on-line para uma jornada de jogo ideal