em

Redes sociais e empresas: como utilizar essa estratégia para alavancar os negócios

Investir em um bom trabalho de social media pode ser a peça-chave para crescer um negócio

(Imagem ilustrativa/Freepik)

As redes sociais alteraram completamente a forma pela qual as empresas conseguem se conectar com o público-alvo e alavancar ainda mais os negócios. Hoje, as redes sociais funcionam como uma das principais – se não a principal – estratégias de marketing para obter resultados reais.

As redes são capazes de alcançar uma audiência global de forma instantânea. Em um mundo completamente digital e conectado, são elas que ditam tendências e influenciam a forma pela qual as pessoas se comportam. Independentemente de qual seja, essas plataformas representam a oportunidade perfeita para as empresas expandirem seus negócios e gerarem cada vez mais impacto.

Além de fortalecer um público-alvo já existente, ter presença nas redes sociais também ajuda na captação de novos clientes e na consolidação de uma identidade ainda mais forte, o que reflete de forma extremamente positiva nos negócios. Assim, existem algumas dicas que podem ser seguidas para utilizar essa estratégia e alavancar ainda mais a empresa.

Fortalecer a marca e a identidade visual da empresa

Usar as redes sociais para alavancar os negócios não é apenas criar postagens aleatórias. É preciso criar presença e identidade visual. Quando essa presença é estabelecida, quem é impactado pelas postagens consegue entender exatamente do que se trata, e isso, por consequência, resulta em mais lucro e vendas. 

A presença ativa nas redes sociais ajuda a construir e fortalecer a identidade de uma marca. Ao compartilhar conteúdo relevante, envolvente e autêntico, as empresas podem estabelecer uma reputação de confiança e credibilidade.

Entender cada rede e se comportar de acordo

Existem diversos canais em alta atualmente. Seja Instagram, Twitter ou TikTok, é interessante compreender qual tem mais afinidade com o negócio. A escolha é livre, mas o ideal é que haja um estudo em cima de cada um para entender como os diferentes públicos se comportam e saber manejar cada rede social da forma adequada. Por exemplo, não adianta criar um conteúdo que funcione para o TikTok e tentar aplicá-lo no Instagram, uma vez que os usuários de cada uma são diferentes. 

Uma dica é analisar os concorrentes que trabalham no mesmo nicho e entender como eles administram o conteúdo criado. A partir disso, é possível entender como o engajamento funciona em cada uma também. No Instagram, escolher e compreender o melhor horário para postar reels — a forma de publicação que mais gera engajamento — é uma ótima ideia para gerar mais visualizações e impacto.

Analisar dados e audiência

Ficar de olho nas métricas é a melhor forma de entender se a estratégia que está sendo adotada nas redes sociais está funcionando conforme o esperado. As redes sociais fornecem dados que mostram se o desempenho das campanhas criadas e das postagens está se convertendo em números positivos. Esses dados ajudam a adaptar a estratégia para melhor, se for preciso.

Ter um planejamento

Ao gerir as redes sociais de uma empresa, ter um planejamento para as postagens é essencial. Assim, é possível pensar em conteúdos que alcancem o público-alvo desejado. Pensar nesse planejamento é a melhor forma de obter sucesso com as estratégias de marketing escolhidas. Com um planejamento sólido, as empresas podem maximizar o potencial das redes sociais para alavancar seus negócios e alcançar um público mais amplo e engajado.

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Novembro azul: livre-se do preconceito e cuide-se

(Foto: Pablo Le Roy/MCom)

Internet chega a 87,2% dos brasileiros com mais de 10 anos em 2022, revela IBGE