em

Conheça 5 maneiras de diminuir o consumo de combustível e economizar

Conheça 5 maneiras de diminuir o consumo de combustível e economizar

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Nos últimos anos, o preço da gasolina tem aumentado consideravelmente, o que acaba obrigando muitos motoristas a utilizar grande parte do orçamento para manter o tanque cheio. Isso afeta especialmente aqueles que dependem de seus veículos como uma fonte de renda ou que utilizam os veículos como principal forma de transporte.

Porém, há uma série de práticas que podem ajudar a diminuir o consumo de gasolina, economizar dinheiro e ainda contribuir com o meio ambiente. Conheça 5 dicas que podem ajudar na economia de combustível:

Utilize combustível de qualidade

Pagar mais barato no litro do combustível nem sempre é a melhor maneira de economizar. Isso porque existem muitos postos que adulteram o combustível, colocando produtos diluentes, que fazem o combustível queimar mais rápido. Isso faz com que o veículo precise de mais combustível para conseguir funcionar.

Para evitar esse tipo de transtorno, é essencial abastecer sempre em postos confiáveis, além de acompanhar o desempenho do veículo, para garantir que o consumo esteja normal.

Mantenha a manutenção do veículo em dia

A manutenção periódica do veículo é outro ponto importante para evitar o gasto excessivo de combustível. É essencial manter os pneus sempre na calibragem correta, verificar o alinhamento e balanceamento, as condições dos filtros de ar, mangueiras de combustível e demais itens que podem influenciar no desempenho do veículo e elevar o consumo de gasolina.

Evite o uso excessivo do ar-condicionado

O ar-condicionado do veículo pode ser um dos grandes vilões da economia de combustível quando usado de forma incorreta ou exagerada. Seu uso frequente pode elevar em até 20% o consumo de gasolina. Para evitar que o item se torne um problema, é preciso usar o ar-condicionado moderadamente, sempre evitando colocar o potenciômetro no máximo, e evitar o uso com os vidros do carro aberto.

Evite acelerar e frear o veículo bruscamente

Para garantir um consumo de combustível normal, também é importante sempre manter uma aceleração gradual do veículo e nunca acelerar bruscamente, pois essa aceleração excessiva eleva o consumo de combustível. Também é importante seguir esse procedimento na hora de frear ou desacelerar o veículo.

Troque de marcha no tempo certo

A troca de marcha influencia diretamente no desempenho do veículo e no seu consumo de combustível. Cada velocidade de rotação do motor demanda uma marcha específica, que, quando não é utilizada, aumenta o consumo. Por isso, esticar as marchas demais ou dirigir com marchas mais altas em baixa velocidade acarreta prejuízos.

Seguir essas dicas pode ajudar muitas pessoas que trabalham com o veículo ou mesmo que usam o veículo como principal meio de transporte a economizar combustível. Para pessoas que desejam trabalhar como motoristas, é preciso realizar algumas análises, como, por exemplo, saber quanto um Uber gasta de gasolina por dia com base em um número aproximado de corridas feitas para conseguir se adequar ao mercado e economizar na hora de encher o tanque.

Luis W.

Especialista em publicações diversas. Sempre pronto para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

ABC dos suplementos esportivos: quais existem e quais devo usar no treino?

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Saiba como organizar suas viagens com este blog