em

Pensando em vender seu imóvel? Confira algumas dicas importantes!

A venda de um imóvel envolve uma série de processos que precisam ser revisados com cautela

No mundo contemporâneo, existem bens materiais que possuem maior valor agregado em detrimento de outros. Um carro, por exemplo, ao sair da concessionária, vale menos do que o comprador pagou enquanto ele ainda estava com sua quilometragem zerada. No entanto, os imóveis, ao contrário dos veículos, tendem a valorizar muito com o tempo. Ou seja, dificilmente perdem o seu valor agregado. 

Por isso, se você possui mais de um imóvel, vendê-lo pode ser uma excelente ideia. A venda de um imóvel pode surtir impactos significativos na vida financeira de uma pessoa. De fato, independentemente do motivo da venda, seja por motivos de mudanças ou por enxergar uma oportunidade de ampliar a sua renda, é elementar, nesse processo, preparar-se adequadamente para efetivamente realizar uma boa venda. 

Em razão disso, como nem sempre é fácil saber quais movimentações são necessárias nesse momento da vida, separamos algumas dicas importantes que devem servir de ajuda para adentrar essa jornada, obtendo o melhor resultado possível. Afinal de contas, trata-se da venda de um imóvel, algo que pode ter múltiplos valores simbólicos. Confira aqui essas dicas!

É fundamental avaliar por qual razão a venda está sendo feita

Vender um imóvel, seja uma casa ou um apartamento, é uma decisão séria que precisa ser tomada com cautela. Antes de iniciar o processo de venda, é fundamental refletir sobre as razões que levaram à venda do imóvel. Entender os motivos fará com que todas as decisões tomadas no processo sejam mais esclarecedoras. 

Invista em reparos e melhorias no imóvel

De fato, como havíamos dito, os imóveis tendem a se valorizar com o tempo. Isso ocorre em detrimento das modificações que acabam sendo realizadas pelo proprietário ao longo da vida. Por isso, antes de colocar o seu imóvel à venda, é essencial melhorar a sua condição, caso esteja com algum estrago. 

Esses reparos farão com que o imóvel torne-se ainda mais valorizado, aumentando, consequentemente, o lucro obtido na venda. No final das contas, uma pequena reforma pode render alguns reais a mais no momento da comercialização. Além disso, as pessoas acabam não criando interesse por imóveis que possuem muitos reparos para serem feitos. 

Realize uma pesquisa minuciosa sobre o mercado imobiliário

Antes de colocar o seu imóvel à venda, é fundamental, também, fazer uma ampla pesquisa sobre o setor imobiliário no qual a residência encontra-se. Familiarizar-se com o mercado imobiliário na região na qual o seu imóvel está situado ajudará a estabelecer preços, conferir as tendências, e, por consequência, construir o melhor valor para a venda. Definir um preço realista e competitivo fará com que o imóvel seja vendido mais rápido. 

Optar pelo momento certo da venda é um diferencial

Embora muitas pessoas acreditem que o mercado imobiliário está sempre ascendente em seus gráficos, isso não é verdade. Na realidade, o mercado imobiliário é cíclico, ou seja, existem períodos nos quais se encontra em alta, assim como também há períodos em que os preços despencam. 

Para o vendedor, esperar o tempo com o maior valor agregado é o ideal. É importante ressaltar, também, que para encontrar o momento perfeito para a venda é preciso considerar alguns fatores, como a demanda por imóveis, por exemplo. 

Contratar um corretor imobiliário pode facilitar o processo 

Em síntese, a negociação no processo de venda é uma das partes mais importantes quando o assunto é vender um imóvel. Por isso, contratar um corretor experiente pode ser uma forma de acelerar o processo. 

No final das contas, um profissional qualificado irá auxiliar tanto no momento da venda quanto no que se refere a burocracia envolvida. Ou seja, prestará auxílio no momento de conferir documentos, escritura, certidões, licenças, entre outros. 

Invista na divulgação online

Por fim, talvez o mais importante: invista em uma divulgação qualificada. Em suma, escolher o melhor site para anunciar imóveis é o que proporcionará uma venda de sucesso. Hoje, a maioria das interações de compra e venda ocorre através da internet. Em razão disso, escolher as melhores plataformas para anunciar a venda do imóvel, no final do processo, pode ser um grande diferencial.  

Como pode-se perceber, vender um imóvel não é um processo fácil, visto que exige uma série de processos que precisam ser realizados antes de efetivamente vendê-lo. Prestar atenção em todos esses pontos levantados fará com que a venda seja menos difícil, tornando o processo mais prazeroso.

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Pessoas com obesidade e alterações no IMC ao longo da vida têm mais risco de ter câncer

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Bahia gerou 50.955 vagas no primeiro semestre do ano