em

9 técnicas de vendas para impulsionar resultados

Engajamento de vendedores e implementação de técnicas são algumas das principais dicas

Dominar práticas de vendas é essencial para o sucesso de uma empresa e, com elas, é possível impulsionar os resultados de uma organização inteira. Segundo Octavio Garbi, head de vendas da Ploomes, maior empresa de CRM da América Latina, realizar uma estruturação adequada e implementar técnicas sólidas podem fazer a diferença no processo de vendas, na conquista de novas oportunidades e na fidelização dos clientes.

“Para que uma empresa tenha sucesso e ultrapasse suas metas de vendas, ela precisa sempre estar atenta à sua equipe. O engajamento do time de vendedores, por exemplo, ainda é um gargalo de mercado e nós somos reconhecidos por reforçar a importância disso. É importante saber também que o sucesso das vendas está relacionado, diretamente, ao relacionamento com o cliente e à entrega de valor”, afirma Octavio. Para te ajudar a explorar algumas estratégias valiosas, abaixo estão dicas do especialista para uma implementação efetiva de técnicas. Confira:

Invista no relacionamento com o cliente

Estabelecer conexões positivas e genuínas com os clientes é fundamental para o sucesso das vendas. Desde o primeiro contato, busque construir um relacionamento baseado na confiança e na empatia. Mantenha o contato mesmo após a conclusão da venda, garantindo um bom atendimento pós-venda para fortalecer a sua fidelidade.

Esteja presente em momentos decisivos

Demonstre disponibilidade e apoio ao cliente nos momentos em que ele mais precisa. Isso inclui fornecer informações claras, tirar dúvidas e oferecer suporte durante uma crise ou, mesmo, tomada de decisões. No entanto, é importante encontrar o equilíbrio entre estar presente e respeitar o espaço do cliente.

Crie rotinas

Realize follow-ups de forma consistente para garantir que a negociação esteja progredindo adequadamente e que o cliente esteja satisfeito. Utilize ferramentas de automação para não perder prazos importantes.

Elimine os riscos para o negócio do cliente

Muitos clientes chegam com desconfiança devido a experiências negativas anteriores. Mostre respeito, acolha e ofereça garantias verdadeiras e que revertam o risco para o negócio deste cliente. Isso pode incluir opções de devolução de dinheiro, períodos de testes gratuitos ou políticas flexíveis para cancelamento.

Controle a sua venda

Seja ágil, decisivo e esteja disponível para solucionar problemas e responder dúvidas. Liderar e conduzir uma boa venda demonstra ao cliente que você é capaz de resolver qualquer dificuldade. Esteja preparado para cada etapa e, se for preciso, desenvolva roteiros e listas que o ajudem a conduzir uma conversa, por exemplo.

Aplique o gatinho da urgência

Utilize o gatilho mental da urgência para incentivar a tomada de decisão rápida. Ofereça condições especiais ou descontos exclusivos e relâmpagos para aqueles que fecharem negócio dentro de um prazo determinado. O senso de urgência pode criar uma sensação de oportunidade e levar o cliente a agir mais rapidamente.

Prove o valor da solução com casos reais

Dê exemplos práticos e de cases de sucesso do seu negócio para demonstrar como sua solução pode beneficiar o cliente. Evite termos muito técnicos e explique de maneira didática como seu produto ou serviço atua.

Utilize a tecnologia a seu favor

A transformação digital trouxe inúmeras vantagens para o setor de vendas. Utilize ferramentas como um CRM para gerenciar o funil de vendas, automatizar tarefas e aumentar a produtividade. Aproveite as ferramentas para otimizar tempo e recursos da empresa, outras ferramentas que podem ajudar nesse processo são as de omnichannel ou gestão, por exemplo.

Ofereça serviços personalizados

Construa um relacionamento sólido com o cliente e ofereça soluções personalizadas de acordo com cada necessidade e realidade. Faça perguntas relevantes para entender suas demandas e forneça recomendações. A abordagem personalizada pode fazer toda a diferença na decisão de compra do cliente e esse tópico pode trazer a ele uma sensação de exclusividade.

Luis W.

Especialista em publicações diversas. Sempre pronto para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

8 gatilhos mentais para potencializar as vendas

Polícia Rodoviária Estadual realiza Blitz em rodovias durante o Carnaval (Foto: Camila Souza/GOVBA)

Em caso de blitz, quais documentos são obrigatórios para motos?