em

Instagram Ads: Como criar boas campanhas?

Neste post, vamos explicar como criar campanhas de Instagram Ads e quais os formatos disponíveis

No Brasil, o número de usuários do Instagram já ultrapassou os 122 milhões. Isso significa que a plataforma é uma excelente opção para anunciar sua marca ou produto.

Neste post, vamos explicar como criar campanhas de Instagram Ads e quais os formatos disponíveis. Também falaremos sobre quanto custa anunciar no Instagram e as diferenças entre impulsionar um post e fazer um anúncio. 

Aproveite!

Acompanhe também: Por que devo ganhar seguidores no Instagram e como ganhar.

O que é Instagram Ads?

Instagram Ads é uma plataforma de publicidade do Instagram que permite aos anunciantes criarem e exibirem anúncios no feed do Instagram e na Stories. Os anúncios do Instagram são veiculados em formato de imagem, vídeo ou carrossel e podem ser links para um site, uma página de destino ou uma landing page.

As campanhas de Instagram Ads são gerenciadas no Facebook Ads, onde os anunciantes podem definir o objetivo da campanha, o público-alvo, o orçamento e a programação. Os anunciantes também podem criar anúncios personalizados para o Instagram utilizando o Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Por que anunciar no Instagram Ads?

Com mais de um bilhão de usuários ativos todos os meses, o Instagram é uma plataforma com enorme potencial para qualquer marca que deseje crescer sua presença online. E os anúncios do Instagram são uma ótima maneira de alcançar um público relevante e engajado.

São milhares de usuários que podem ser impactados por um anúncio da sua empresa, não importando o tamanho ou nicho. Isso porque o algoritmo do Instagram é extremamente eficiente. Visto que coloca seus anúncios na frente de pessoas que são mais propensas a se interessarem pelo produto ou serviço oferecido, desde que configurado corretamente.

Certamente é uma opção que você não pode deixar de lado, já que você pode aumentar substancialmente as suas vendas com uma campanha bem-sucedida. Porém, é importante saber como criar boas campanhas para ter resultados satisfatórios, e é exatamente sobre isso que vamos falar a seguir. 

Como criar uma campanha no Instagram Ads?

Embora o Instagram Ads seja uma plataforma extremamente eficiente, isso não significa que você terá sucesso automaticamente. É preciso saber como criar boas campanhas, o que inclui escolher o tipo certo de anúncio para seus objetivos, segmentar o público-alvo corretamente e criar um copy persuasivo.

Além disso, é importante investir em uma boa imagem ou vídeo para o seu anúncio, pois é isso que chamará a atenção das pessoas na primeira instância. Se sua imagem for ruim ou irrelevante, as pessoas simplesmente não se interessaram pelo seu anúncio e passarão direto.

Por fim, mas não menos importante, é preciso monitorar o desempenho da sua campanha para saber se está atingindo os objetivos desejados. E, se necessário, fazer ajustes para melhorar os resultados.

Saiba mais: Gerador de nomes para Instagram: conheça o melhor.

Formatos de anúncios

Os anúncios no Instagram podem assumir diversos formatos, desde fotos até vídeos. Cada um tem suas particularidades e deve ser escolhido de acordo com o objetivo da campanha de mídia paga. As imagens são o formato mais básico de anúncio e, por isso, também o mais utilizado. 

Sua principal vantagem é a simplicidade na criação e veiculação. Já os vídeos permitem um maior envolvimento do público, uma vez que chamam mais a atenção. Outro formato interessante é o carrossel, que permite inserir várias imagens em um único anúncio. Essa opção é ideal para contar histórias ou mostrar diversos produtos em um só lugar.

Por fim, os anúncios em Stories têm se mostrado cada vez mais eficientes. Isso porque as pessoas estão cada vez mais acostumadas a ver esse tipo de conteúdo na plataforma. Além disso, os anúncios em Stories permitem um maior envolvimento do público, uma vez que são exibidos de forma interativa.

Como escolher o formato certo?

A escolha do formato ideal para o seu anúncio vai depender do objetivo da campanha. Se o objetivo for aumentar as vendas, por exemplo, os anúncios em carrossel são uma ótima opção.

Isso porque eles permitem mostrar diversos produtos de forma clara e objetiva. Já se o objetivo for aumentar o engajamento, os anúncios em vídeo ou em Stories são a melhor opção. Uma vez que eles chamam mais a atenção do público e permitem uma maior interação.

Por fim, se o objetivo for apenas gerar reconhecimento da sua marca, os anúncios em imagem são o suficiente. Isso porque eles são mais simples de serem criados e veiculados.

Quanto custam os anúncios?

O custo dos anúncios varia de acordo com o tipo de lance que foi configurado. Os dois principais tipos de lances são o CPC (Custo por Clique) e o CPM (Custo por Mil Impressões). O CPC é mais utilizado quando o objetivo da campanha é aumentar as vendas, uma vez que só é cobrado quando o usuário realmente clica no anúncio. 

Já o CPM é mais utilizado quando o objetivo da campanha é aumentar o reconhecimento da marca, uma vez que é cobrado pelas visualizações do anúncio. Os investimentos começam em 1 dólar por dia (valor de referência, o que você irá pagar será em média 6 reais por dia) para você começar a rodar os seus anúncios no instagram.

Tenha em mente que anunciar no Instagram é infinitamente mais barato do que anunciar na TV, Outdoors e rádios, por exemplo. Isso porque a plataforma possui um grande número de usuários ativos e, consequentemente, uma grande oportunidade para vender.

Diferenças entre anunciar e impulsionar no Instagram

Se você já tem uma conta no Instagram e quer anunciar na rede, é importante que você saiba as diferenças entre os dois tipos de campanhas: anúncios e impulsionamento. Além disso, vale a pena pesquisar sobre o tipo de anúncio que melhor se adequa à sua marca e ao seu produto.

Anunciar no Instagram é diferente de impulsionar uma publicação. Os anúncios são criados a partir do gerenciador de anúncios do Meta (antigo Facebook), e as publicações são impulsionadas a partir do próprio Instagram.

Os anúncios têm um objetivo específico, como aumentar o número de seguidores, gerar leads ou vendas. Já o impulsionamento de publicações tem como objetivo aumentar o alcance e a interação de uma postagem, fazendo com que ela seja vista por um número maior de pessoas.

Quando você cria um anúncio, é possível escolher entre diversos formatos, como fotos, vídeos ou carrossel, além de inúmeras configurações adicionais. Já o impulsionamento de publicações só funciona para fotos e vídeos.

Conclusão

O Instagram Ads é uma ótima ferramenta para quem quer anunciar na rede. Isso porque a plataforma possui um grande número de usuários ativos e, consequentemente, uma grande oportunidade para vender e complementar a sua estratégia de marketing.

Porém, é importante que você saiba como criar uma boa campanha e escolher o formato certo para o seu anúncio. Além disso, vale a pena pesquisar sobre o tipo de anúncio que melhor se adequa à sua marca e ao seu produto.

Com essas dicas, você estará mais preparado para criar uma campanha de sucesso no instagram Ads! 🙂

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como as telas implicam na vida das crianças

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Instagram: Como essa rede pode impulsionar as vendas?