em

As vantagens de utilizar um conversor de arquivos pdf

Os conversores de PDF se tornaram nos últimos anos em ferramentas digitais fundamentais e em aliados de peso de toda a gente que trabalha na internet

O arquivo PDF é, provavelmente, uma das conquistas mais unânimes da história da world wide web até a data. Afinal de contas, não existe nenhum outro tipo de arquivo tão eficiente quanto o PDF.

Criado em 1993, PDF significa Portable Document Format, o que traduzido livremente para português dá algo como “Arquivo de Documento Portátil”. Ou seja, o nome é auto-explicativo, mas por outras palavras podemos definir esta extensão como um tipo de arquivo independente, que não perde qualidade e que permite ser aberto em qualquer dispositivo, independentemente do que foi usado para a sua criação.

Por isso, normalizou-se a utilização da extensão PDF para a partilha de documentos institucionais, arquivos de trabalho e até informação entre amigos. Ou seja, é um tipo de arquivo que é usado tanto em contexto profissional, como no uso doméstico e ocasional. Até porque o PDF é muito simples, fácil e rápido de criar.

E quem nunca necessitou de editar ou personalizar um arquivo PDF que atire a primeira pedra?

É por isso que os conversores de PDF se tornaram nos últimos anos em ferramentas digitais fundamentais e em aliados de peso de toda a gente que trabalha na internet. Com um conversor online pode transformar um PDF para WORD, para Excel ou para mais uma série de diferentes extensões. E maior parte das vezes nem sequer necessita de pagar. São várias as vantagens e os benefícios em recorrer a uma solução destas, como vamos analisar nos parágrafos seguintes.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Por que utilizar um conversor online de pdf?

São vários os benefícios para o utilizador em recorrer a um conversor de arquivos PDF, o que ajuda a explicar a sua popularidade do grande público. Começando logo pela sua facilidade de uso. Por norma, estas são ferramentas digitais muito simples de usar, com um interface intuitivo e extremamente userfriendly, que as tornam acessíveis até a quem está pouco habituado a recorrer a este tipo de programas. Mas não é só isso.

A maioria dos conversores de PDF são 100% digitais, o que significa que funcionam exclusivamente online. Ou seja, não precisa de descarregar ou instalar qualquer arquivo, poupando tempo, otimizando os recursos do seu dispositivo e mantendo-se livre de vírus e outro tipo de malware. E tudo isso de forma quase sempre gratuita, já que grande parte destas ferramentas digitais não cobra qualquer taxa para operações simples.

Finalmente, mas não menos importante, um conversor de PDF deste tipo oferece ainda uma experiência otimizada da ótica do utilizador, uma vez que permite poupar tempo e trabalho. Os documentos PDF são muito bons para a partilha de informação, mas um conversor, que é compatível com um grande número de tipos de arquivos, oferece uma flexibilidade e uma independência ao usuário, que o ajudam a potenciar o seu sucesso comercial e não só.

O que ter em atenção ao utilizar um conversor de pdf

Existem vários conversores de arquivos PDF disponíveis na internet e o mais difícil é mesmo saber qual escolher. Na verdade, não existe propriamente uma resposta correta à questão “qual o melhor?”, uma vez que tudo depende dos seus objetivos e das suas reais necessidades. No entanto, é importante ter em consideração algumas características fundamentais.

A primeira de todas é garantir que a solução que vai utilizar é segura. Procure perceber como é que o programa garante a sua privacidade e a protecção dos seus dados e dos documentos partilhados. É muito importante que seja uma ferramenta digital que esteja de acordo com as normas internacionais de proteção de dados que estão atualmente em vigor, para garantir que não terá surpresas desagradáveis quando necessitar de converter documentos com informação sensível.

Além disso, é também muito importante assegurar-se de que o programa que vai utilizar é legítimo. Hoje em dia, existem muitas fraudes e esquemas online, em que os amigos do alheio procuram recorrer às formas mais originais e onde o utilizador menos espera.

Por isso, certifique-se de não estar carregando seus arquivos num local desprotegido, que possa colocar em cheque a sua segurança ou mesmo a do seu dispositivo. Procure informar-se online da legitimidade do site, caso tenha dúvidas, e não corra riscos desnecessários.

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Volatilidade em jogos de cassino: por que isso importa?

(Imagem ilustrativa/Divulgação)

Com recorde de exportação em Minas Gerais, agronegócio oferece apoio ao futebol