Você sabia que a cada 10 profissionais somente 1 apresenta habilidade para liderar? É isso que comprova pesquisa feita pela Gallup, empresa global de análise e consultoria que ajuda organizações a resolver seus problemas mais urgentes.

Este levantamento analisou cerca de 340.180 profissionais e confirmou que os líderes respondem por 70% da variação no grau de engajamento dos funcionários. De fato, a liderança desempenha um papel essencial em relação à produtividade das equipes. 

Por isso, essa habilidade é muito buscada e valorizada no mundo empresarial. Deste modo, muitos profissionais procuram formas para desenvolver essa competência. Entenda como fazer isso com a leitura deste artigo. Acompanhe!

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

A importância da liderança

Atualmente, a liderança é uma habilidade que vem sendo reconhecida por muitas empresas como fundamental. Deste modo, além de priorizarem a contratação de profissionais com essa competência, grandes organizações investem na capacitação direcionado à liderança.

Isso porque, hoje, sabemos que a liderança é uma capacidade que pode ser desenvolvida e não é mais vista como um dom ou talento inato. Portanto, muitas pessoas buscam ampliar sua capacidade de liderar e assim conquistar melhores resultados.

Segundo uma pesquisa da Gallup de 2019, profissionais que avaliaram melhor seus líderes apresentaram maior engajamento no trabalho, explorando melhor seu potencial. Por outro lado, profissionais menos engajados e felizes afirmavam não contar com um bom líder.

Assim, percebemos que a liderança reflete diretamente nos níveis de engajamento e produtividade das equipes. Sem contar alguns estudos recentes que relacionam o papel do líder com a saúde mental dos colaboradores.

7 Dicas para melhorar o desempenho da sua equipe

Agora que você já sabe a importância da liderança, confira como melhorar o desempenho da sua equipe a partir dessas 7 dicas práticas e eficazes.

  1. Tenha objetivos claros

Não é possível alcançar metas se não existem objetivos claros. Afinal, cada membro da equipe precisa saber qual seu papel e o que deve ser feito, assim como prazos e quais ferramentas usar para realizar o trabalho.

Vale ressaltar a importância das métricas para avaliar o desempenho do time e, assim, entender como estão desenvolvendo as tarefas e se apresentam os resultados desejados. Caso identifique falhas nos procedimentos, mudanças devem ser realizadas com cautela.

  1. Conheça sua equipe

Você só poderá definir metas realistas se conhecer a fundo sua equipe. Isto é, busque conhecer as principais características e competências de cada colaborador. Portanto, entenda qual o perfil de cada membro da sua equipe.

Só assim, você será mais eficiente na delegação de tarefas, evitando colocar certos funcionários em funções que apresentam dificuldades e não terão bons resultados. Um bom líder é aquele que posiciona cada colaborador de maneira que extrai ao máximo seu potencial. 

  1. Saiba se comunicar

Saber se comunicar como um líder faz diferença no desempenho da equipe. Exercer a liderança sem o autoritarismo não significa não cobrar pelas tarefas. A cobrança deve ser feita com bom sendo, pontual e isenta. 

Assim, saber se comunicar gera uma relação de respeito entre o líder e sua equipe. Portanto, um bom gestor consegue comunicar com clareza o que ele deseja de cada funcionário. Só assim, poderá cobrar um posicionamento do time.

Vale destacar a importância de dar feedbacks com frequência, sejam eles individuais ou coletivamente. Afinal, essa é uma ótima maneira de demonstrar se as tarefas estão sendo desenvolvidas conforme o esperado. 

  1. Delegue tarefas

Delegar é um verbo que, segundo o dicionário Michaelis, significa confiar o poder a alguém ou transmitir. Muitos líderes erram ao não saber delegar tarefas. Eles acreditam que as tarefas são concluídas somente por si. 

No entanto, a maioria das pessoas gosta de ser desafiada com tarefas. Por isso, incentive a criatividade e a inovação em seu time. Desta maneira, você estimula a autonomia dos colaboradores, aumentando a confiança em si e em você. 

Além disso, evite microgerenciar sua equipe. Ou seja, não acompanhe de perto os mínimos detalhes da execução das tarefas cotidianas. Esse tipo de atitude é um comportamento nocivo no ambiente de trabalho e não contribui para o desempenho do time. 

  1. Motive seus colaboradores

Você concorda que nada adianta ter os melhores profissionais em sua equipe se eles não estão engajados e motivados para trabalhar? Afinal, é preciso que eles sintam vontade de expressar o seu melhor, de vestir a camisa da empresa e assim entregar produtividade.

Por isso, o líder precisa motivar seus colaboradores. Nesse sentido, veja algumas ações que podem ajudar com o engajamento da equipe:

  • Exerça com excelência seu papel de líder e inspire pessoas;
  • Valorize seus funcionários, use elogios em vez de focar somente em cobranças;
  • Estimule o sentimento de propósito;
  • Demonstre como a tarefa de cada um é importante;
  • Reforce as oportunidades de crescimento;
  • Saiba recompensar o bom desempenho;
  • Ofereça formas de aprimoramento através de treinamentos;
  • Crie mecanismos de diálogo;
  • Promova eventos para integrar a equipe.
  1. Escute sua equipe

Colaboradores podem ter ideias ou sugestões que você ainda anão tenha considerado. Essas sugestões podem melhorar a produção e entregar melhores resultados. Portanto, escute sua equipe com atenção e tenha respeito pelas opiniões contrárias.

Em outras palavras, isso significa manter uma relação mais horizontal com seus funcionários. Demonstre que está aberto para receber suas ideias e ajudá-los no que for preciso. Hoje, a chave para o sucesso se chama flexibilidade.

Assim, caso algo não saia como o esperado, esteja preparado para mudar de plano. Além disso, entenda que cada colaborador é uma pessoa única e um bom líder é aquele compreensível nas mais diversas situações.

  1. Se mantenha atualizado

A liderança envolve muitos conhecimentos técnicos. Sem falas as diversas mudanças que o mundo atual passa. Por isso, um líder precisa se manter atualizado sobre as tendências e últimas atualizações do mercado.
Desta forma, faça cursos online e especializações que te preparem para assumir a posição de liderança e, assim, obter um bom desempenho de qualidade com sua equipe. Nesse contexto, existem muitos cursos online com certificados que enriquecem seu currículo e comprovam seu desempenho com essa habilidade tão valorizada atualmente.

*Colaboração de Link Building

Luiz

Colaborador do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade do autor